| Atualizado em 23/08/2022 - 08:35 Publicação

Pro-Posições - v. 23, n. 1 (67) 2012 Dossiê: Educação, cidade e pobreza

Periódico
Data
Volume
23
Número
1

Este número da Revista Pro-Posições apresenta um dossiê que desenvolve uma discussão de grande atualidade para a América Latina: compreender a pobreza tornou-se tema central para as Ciências Sociais do continente. Preferencialmente tratada como exclusão, a pobreza tem sido apresentada, geralmente, como fenômeno estrutural das economias periféricas.

Os artigos aqui oferecidos ao leitor imprimem um tratamento conceitual diferenciado para esse fenômeno: ocupam-se das práticas sociais e das políticas de contenção que caracterizam a pobreza nas sociedades latinas urbanas e globalizadas. A análise competente de uma variedade de práticas sociais em diferentes realidades geográficas torna a leitura deste dossiê instigante e necessária para aqueles que interrogam a persistente desigualdade continental. 

Faz parte deste dossiê um texto póstumo de Milton José de Almeida, que, com sua habitual erudição, nos conduz a perscrutar, através da passagem entre diferentes mundos sociais, o caráter essencial da violência nas sociedades humanas, das quais a miséria é uma expressão social. A construção do texto não esconde a repulsa do autor à violência humana. Pensamos honrar Milton José de Almeida, se destacarmos, na sua múltipla e vasta obra e na sua vida vivida, o horror à violência como um dos traços estruturantes do seu pensamento. 

A seção Diverso e Prosa homenageia o Professor Milton Almeida. Acadêmico, literato, pintor, e cineasta, sua obra é representada por meio de um ensaio de imagens. 

A Revista apresenta, ainda, em outros cinco artigos, um debate amplo de temas de vivo interesse acadêmico para nossos leitores: as parcerias público-privado na educação; a questão de gênero em teses e dissertações nos últimos 25 anos; o quantitativo e o qualitativo na pesquisa educativa. 

Com a seção Leituras e Resenhas, completa-se esta edição da nossa Revista. 

Desejamos a todos uma boa leitura! 

Vicente Rodriguez

SUMÁRIO
Dossiê: Educação, cidade e pobreza

. Editorial

Luci Banks-Leite
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100001

. Apresentação: Cenas urbanas
Agueda Bernardete Bittencourt
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100002

. Escuelas y barrios cercados: entre la contención social y la contención educativa
Renata Giovine
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100003

. Imigrantes da Bolívia na escola em São Paulo: fronteiras do direito à educação
Giovanna Modé Magalhães
Flávia Schilling

https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100004

. Violência urbana, memoria y derecho a la ciudad: experiencias juveniles em Ciudad Bolivar
Martha Cecilia Herrera
Alvaro Chaustre

https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100005

. Chinos y gamines: imágenes de los habitantes pobres de Bogotá, em la primera mitad del siglo XX
Yeimy Cárdenas Palermo
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100006

. Eurípedes e Pasolini: o mundo mítico rural e o mundo objetivo da cidade: educação e passagens
Milton José de Almeida
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100007

Artigos
. Parcerias entre o setor público e o privado em escolas estaduais paulistas e o trabalho do professor: alguns dados para reflexão

Alda Junqueira Marin
Marieta Gouvêa de Oliveira Penna

https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100008

. Quantidade e qualidade na pesquisa em educação na perspectiva da dialética marxista
Alceu Ravanello Ferraro
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100009

. Teses e dissertações sobre gênero e desempenho escolar no Brasil (1993-2007): um estado da arte
Marília Pinto de Carvalho
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100010

. Tendências e tensões de sociabilidade de estudantes dos PALOP em duas universidades brasileira
Kelly Silva
Sara Santos Morais

https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100011

. O limiar da experiência estética: contribuições para entender um percurso de subjetivação
Marcos Villela Pereira
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100012

Diverso e Prosa
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100013

Leituras e Resenhas
. A pessoa religiosa na Sociologia da Religião de Georg Simmed
Patricia Amorim de Paula
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100014

. As artes no ensino superior: entre a razão e a paixão
Cármen Lúcia Rodrigues Arruda
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100015

Nota de Leitura
. Lev Vigotski: mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Uma leitura filosófica e epistemológica.
Luci Banks-Leite
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100016