| Atualizado em 23/08/2022 - 08:42 Publicação

Pro-Posições - v. 21, n. 3 (63) 2010 Dossiê: Educação fronteiriça Brasil/Uruguay, línguas e sujeitos

Periódico
Data
Volume
21
Número
3

O dossiê deste número, coordenado pelo Prof. Luis Behares, da Universidad de la República, em Montevidéu, apresenta um tema de alta relevância no momento atual: “Educação fronteiriça Brasil/Uruguai: línguas e sujeitos de fronteiras”. Os estudos de autores que se consagram a esse assunto trazem resultados de suas pesquisas empíricas e reflexões de grande interesse para as pessoas diretamente envolvidas nessa área e também para todos os que, de diferentes modos, abordam, em suas investigações, temas relativos à linguagem e suas variantes. Mais precisamente, esses textos contribuem, de forma substantiva, para a discussão de inúmeros problemas relativos à educação bilíngue em sua dimensão histórica, em seus aspectos políticos e sociais, bem como de questões que ultrapassam essa temática, como a própria noção — ou noções — de língua e “sentidos de identidade” e suas consequências para a educação.
Além desses, cinco artigos tratam de questões de avaliação, de currículos, e um discute a distinção entre formação e treinamento, privilegiando uma perspectiva filosófica e ergonômica. 
Na seção Diverso e Prosa, um texto de 1937, de Marcel Mauss, sobre a Sociologia da Infância é apresentado por M. Fournier, grande estudioso da obra desse famoso sociólogo que desenvolveu sua obra na primeira metade do século XX. 
E, por fim, duas resenhas apresentam livros recentes: Escola e destinos femininos, de Graziela Serroni Perosa, professora da ECA-USP; e Figuras do infantil. A psicanálise na vida cotidiana com as crianças, de Leandro de Lajonquière, professor da Faculdade de Educação, também da USP.

Luci Banks-Leite

SUMÁRIO
Dossiê: Educação Fronteiriça Brasil/Uruguay. línguas e sujeitos

. Editorial

Luci Banks-Leite
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300001

. Apresentação
Luis Ernesto Behares
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300002

. Educación bilingue de frontera y políticas lingüísticas em Uruguay
Claudia Brovetto
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300003

. Contribuições da sociolinguística ao ensino do português em comunidades bilíngues do norte do Uruguai
Ana Maria Carvalho
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300004

. Lengua y sujeto em las investigaciones acerca de la frontera uruguaya com Brasil: apuntes sobre sus determinaciones teóricas
Juan Manuel Fustes
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300005

. Espaço de enunciação fronteiriço e processos identitários
Eliana Rosa Sturza
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300006

. O que ou quem sou eu, afinal de contas? Sou brasileiro ou uruguaio, professor?
Regina Maria de Souza
Alexandre Filordi de Carvalho

https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300007

Artigos
. Discursos sobre homossexualidade e gênero na formação docente em biologia

Leandro Corsico Souza
Nilson Fernandes Dinis

https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300008

. A dança é uma manifestação artística que tem presença marcante na cultura popular brasileira
Lívia Tenório Brasileiro
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300009

. Formar, não treinar: o lugar da palavra
Maria Inês Rosa
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300010

. Mapa conceitual: seu potencial como instrumento avaliativo
Nadia Aparecida de Souza
Evely Boruchovitch

https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300011

. Avaliação e progressão continuada: o que a realidade desvela
Regiane Helena Bertagna
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300012

. O ensino da promoção da saúde na graduação de fonoaudiologia na cidade de São Paulo
Isis Alexandrina Casanova
Ana Alcídia de Araújo Moraes
Lidia Ruiz-Moreno

https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300013

Diverso e Prosa
. Três observações sobre a sociologia da infância

Marcel Mauss
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300014

Leituras e Resenhas
. Escola e destinos femininos: São Paulo, 1950/1960 

Gláucia M. M Martins
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300015

. A psicanálise na vida cotidiana com as crianças
Marcia Regina Fogaça
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300016