| Atualizado em 30/08/2022 - 11:15 Publicação

Pro-Posições - v. 13, n. 3 (39) 2002 Dossie: Reflexões sobre a violencia na sociedade contemporânea

Periódico
Data
Volume
13
Número
3

Tornou-se lugar comum a afirmação de que o tema da "violência" perpassa nossa vida quotidiana e atravessa inúmeros discursos produzidos na atualidade. Nesse sentido, o dossiê ora apresentado vem ao encontro de nossas mais prementes preocupações. 

Contudo, ao tratar das múltiplas faces da violência não só daquelas claras e explícitas, facilmente detectáveis, mas também daquelas mais sutis, que se tecem em filigrana e permanecem subjacentes às diferentes práticas, abre possibilidades de se rever velhas crenças e, por conseguinte, se lançar um novo olhar sobre um amplo leque de questõesenvolvidas nesse tema: trabalho, memória, normas, identidade e formação da subjetividade, lingua(gens) e literatura e, como não poderia deixar de ser, escola e educação. Não traz respostas prontas mas aponta caminhos para que nós, educadores, possamos refletir sobre problemas que nos movem em nossas práticas educacionais.
Além de resenhas, outros dois belos artigos completam esse número, um sobre herança e representações políticas e outro sobre ética e cidadania, tema esse de alta relevância para se pensar questões relativas à violência.

Luci Banks-Leite

Editorial

Editorial

Maria Inês Rosa

Dossiê

Loucura da lingua e o assassinato do vivente

Fabio Landa

Formação, trabalho, juventude: uma abordagem ergológica

Louis Durrive

Desregulamentação e legalização das normas organizacionais do trabalho: a cidadania em questão

Maria Inês Rosa

A delinqüencia juvenil em São Paulo: mitos, imagens e fatos

Sérgio Adorno

Percepções sobre jovens nas políticas públicas de redução da violência em meio escolar

Marilia Pontes Sposito

Narrativas da violência no meio escolar: limites e fronteiras, agressão e incivilidade

Luiz Alberto Oliveira Gonçalves

Construção da identidade, o processo educacional e a violência- uma visão psicanalítica

David Léo Levisky

Imagens de violência no cinema: um trabalho de (re) criação no filme "Coração Selvagem"

Áurea Maria Guimarães

O rastro e a cicatriz: metáforas da memória

Jeanne Marie Gagnebim

Literatura e trauma

Márcio Seligmann-Silva

Artigos

Podem a estética e a cidadania ser ensinadas?

José Sérgio Carvalho

Herança na política ou como adquirir disposições e competências necessárias às funções de representação política (1945-1964)

Letícia Bicalho Canêdo

Resenhas

BRASIL: mito fundador e sociedade autoritária

Remi Castioni

À procura da dimensão perdida: uma escola de infância de Reggio Emília

Anamaria Santana da Silva