| Atualizado em 30/08/2022 - 11:14 Publicação

Pro-Posições - v. 14, n. 1 (40) 2003 Dossiê: Conhecimento e educação em Saúde

Periódico
Data
Volume
14
Número
1

O dossiê privilegiado neste número da Revista Pro-Posições – “Conhecimento e Educação em Saúde” – traz, para um mesmo espaço, discussões e desafios que se fazem presentes na educação das diversas profissões na área da saúde. A temática sugerida pelo dossiê propicia uma interface entre campos bastante complexos: a Saúde, a Educação e o Conhecimento; uma zona fronteiriça em que nem todas as áreas possuem uma produção consolidada, reiterando a importância de fomentar debates e produção de conhecimentos que explicitem e questionem os rumos que estão sendo tomados nos processos de formação e no exercício profissional. Vozes de diferentes lugares, de diferentes sujeitos, com diferentes perspectivas poderão se fazer ouvir por outros, num processo de construção que enseja práticas de saúde mais solidárias, democráticas e humanas. Na tessitura que os autores fazem de aspectos históricos, políticos, sociais, legais, dos processos de formação específicos, de gênero, dos espaços de trabalho, dos movimentos das associações e das comissões de ensino emergem preocupações e possibilidades de mudanças que apresentam algumas similitudes. Entre elas está presente a perspectiva de uma educação crítica, criativa, que resgate os aspectos humanistas e o pressuposto do trabalho interdisciplinar. Se há algumas singularidades nas discussões que os autores trazem das diversas profissões, também está presente em todas elas o desejo de mudança, de buscar outras paisagens, de realizar leituras polissêmicas, de construir outras histórias. Neste sentido, acredito que reunir neste dossiê autores das diversas profissões da saúde poderá permitir uma visão plural das mesmas, ampliando os canais de interlocução. Sair das especificidades, estabelecendo interfaces com outras áreas, eis um desafio que está colocado no horizonte destas práticas. Este pode revelar-se um caminho profícuo para a construção de um projeto coletivo, democrático e comprometido com as necessidades sociais e de saúde. Fica aqui o convite para que estas interações continuem.

Maria Helena Salgado Bagnato

Editorial

Editorial

Maria Helena Salgado Bagnato

Dossiê

Percurso revisitado: o ensino de enfermagem no Brasil

Raimunda Medeiros Germano

O ensino em farmácia

Ana Maria de Souza e Silvia Berlanga de Moraes Barros

Universidade, formação e fonoaudiologia

Maria Helena Mourão Alves de Oliveira e Marisa Bueno Mendes Gargantini

Uma nova escola médica é possível? Aprendendo com a CINAEM as possibilidades de construção de novos paradigmas para a formação em medicina

Emerson Elias Merhy e Giovani Gurgel Aciole

A formação universitária em nutrição

Denise Giácomo da Motta, Maria Rita Marques de Oliveira e Maria Cristina Faber Boog

A humanização da educação em odontologia

Samuel Jorge Moysés

Estudando as questões de gênero em serviço social

Miriam Faury

Diretrizes para a formação de terapeutas ocupacionais- percursos e perspectivas

Michelle Selma Hahn e Roseli Esquerdo Lopes

Artigos

As políticas de educação superior no Plano Nacional de Educação (PNE)-2001

Afrânio Mendes Catani e João Ferreira de Oliveira

Dificuldades de uma teoria normativa: Habermas e a ligação entre comunicação racional e sociedade

Aluisio Almeida Schumacher

Tempos enredados na condição docente: narrativas de professores e professoras

Inês Assunção de Castro Teixeira

Sísifo e a educação infantil brasileira

Fúlvia Rosemberg

Ensaios

Antropologia, processo educativo e oralidade: um ensaio reflexivo

Neusa Maria Mendes de Gusmão

Tradução

Memórias. Temas e problemas da sociologia da memória no século XX

Paolo Jedlowski

Resenhas

O ensino das artes: construindo caminhos [Sueli Ferreira (org.)]

Jane de Oliveira Faria