| Atualizado em 30/08/2022 - 11:13 Publicação

Pro-Posições - v. 14, n. 2 (41) 2003 Dossiê: A visibilidade do corpo

Periódico
Data
Volume
14
Número
2

É com grande entusiasmo que apresentamos, neste número da Revista Pro-Posições, uma nova seção intitulada Diverso e Prosa, na qual serão publicados textos raros, antigos, esgotados, documentos, cartas, testamentos, entrevistas. Temos, ainda, a satisfação de inaugurar esta seção com a republicação do artigo do Professor Antonio Candido, “Professor, escola e associações docentes”, publicado pela primeira vez em 1980, que traz uma reflexão extremamente atual ao criticar os rumos do trabalho na universidade, afirmando “(...) que o professor propriamente dito, não o fabricador de currículo, parece às vezes uma espécie em extinção”. A visibilidade do corpo é o tema do dossiê, organizado pela professora Carmen Lúcia Soares, da Faculdade de Educação da Unicamp. Temática extremamente atual e polêmica, é discutida sob diferentes perspectivas e conta com a participação de pesquisadores estrangeiros e nacionais: Gabrielle Houbre e Georges Vigarello, da França; Manuela Hasse e Jorge Crespo, de Portugal; Zandra Pedraza Gómez, da Colômbia; Alex Branco Fraga, do Rio Grande do Sul; Alexandre Fernandez Vaz, Ana Márcia Silva, Célia Guimarães Perini e Márcia de Souza Pedroso Agostini, de Santa Catarina; Denise Bernuzzi de Sant’Anna e Carmen Lúcia Soares, de São Paulo. Na seção Artigos, a revista contempla três textos que abordam diferentes temas: a marginalização do trabalhador nacional livre em São Paulo no período de 1880 a 1920, os Parâmetros Curriculares Nacionais/Educação Física/Ensino Médio e a descentralização da educação pública no Estado de São Paulo. Traz, ainda, na última seção, as resenhas dos seguintes livros: Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa, de Antonio Viñao Frago e Augustín Escolano e Bambini: a abordagem italiana à educação infantil, de Lella Gandini e Carolyn Edwards. A todos, uma boa leitura e que as reflexões desenvolvidas pelos diversos autores possam inspirar nossas ações no campo da educação.

Eliana Ayoub

Editorial

Editorial

Agueda Bernadete Bittencourt

Dossiê

Apresentação

Carmen Lúcia Soares

A história e os modelos do corpo

Georges Vigarello

As provas do corpo, os sinais da morte nos séculos XVIII-XIX

Jorge Crespo

Bom para os olhos, bom para o estômago: o espetáculo contemporâneo da alimentação

Denise Bernuzzi Sant'Anna

O processo de apreensão e re-criação do mundo

Manuela Hasse

Corpo, educação e indústria cultural na sociedade contemporânea: notas para reflexão

Alexandre Fernandez Vaz

Pedagogia dos corpos retos: das morfologias disformes à carnes humanas alinhadas

Carmen Lúcia Soares e Alex Branco Fraga

Las huellas de la vida. Intervenciones estéticas y modelado del Yo

Zandra Pedraza Gómez

Corpo e sexualidade das mulheres: do século XVIII ao entre-duas-guerras

Gabrielle Houbre

Historias de bugres e tigres: corpo e natureza em terras catarinenses no século XIX

Ana Márcia Silva, Célia Guimarães Perini e Márcia de Souza Pedroso Agostini

Artigos

Raça, nação, classe e a educação para o trabalho: a marginalização do trabalhador nacional livre na primeira industrialização em São Paulo (1880-1920)

Ediógenes Aragão Santos

Nas linhas e entrelinhas dos Parâmetros Curriculares Nacionais/Educação Física/Ensino Médio

Cinthia Lopes da Silva

A descentralização da educação pública no Estado de São Paulo e um breve estudo de caso do município de Vinhedo

Marcelo Saber Bitar

Diversos e Prosas

Professor, escola e associações docentes

Antonio Candido

Resenhas

Currículo, espaço e subjetividade (Antônio Viñao Frago)

Daniela Finco

Bambini: a abordagem italiana à educação infantil [Lella Gandini e Carolyn Edwards(orgs.)]

Elisandra Giraldelli Godoi