| Atualizado em 30/08/2022 - 11:04 Publicação

Pro-Posições - v. 17, n. 1 (49) 2006 Dossiê: Ensino da Ciência: história e linguagens

Periódico
Data
Volume
17
Número
1

Este número da revista Pro-Posições apresenta um dossiê com estudos nas áreas de Ciências, Biologia, Física e Geociências, de pesquisadores de diferentes universidades. Explorando as interfaces do ensino em ciências com história, cultura e linguagens, os textos revelam o envolvimento dos autores com referenciais bastante fecundos para ampliar os debates neste campo. Problematizam, com estes aportes, a formação e as práticas pedagógicas dos professores destas áreas no ensino fundamental e médio e na educação superior; as relações destes conteúdos com a educação, o ensino, a realidade, o conhecimento escolar, o livro didático, a leitura, as atividades de laboratório, linguagens, imagens. Trazem análises contributivas para os pesquisadores-educadores refletirem sobre suas práticas e produções de conhecimentos. São textos que apostam em diálogos que movimentam instigantes e diversas perspectivas e que podem contribuir para repensar questões emergentes ou aquelas que ainda se fazem presentes no ensino e na pesquisa em ciências.

Completam este número cinco artigos que exploram questões relacionadas a subjetividade, significados do corpo para a área de educação física, políticas para a formação continuada de professores de educação infantil, metodologia de pesquisa, as profissões e a democracia, além de duas resenhas dos livros Das coisas nascem coisas e O gesto que salva. Pérola Byington e a Cruzada Pró-Infância.

De distintos lugares, todos estes textos são convites endereçados à comunidade acadêmica e à sociedade para adentrar por estas leituras, socializando reflexões e práticas que às vezes nos dão provisórias respostas, às vezes nos incitam a novas indagações.

Maria Helena Bagnato

Editorial

Editorial

Agueda Bernardete Bittencourt

Dossiê

Apresentação

Maria José Pereira Monteiro de Almeida

Los análisis histórico-críticos y la recontextualización de saberes científicos. Construyendo un nuevo espacio de posibilidades

María Mercedes Ayala M.

Física e Arte: uma ponte entre duas culturas

João Zanetic

Condiciones de producción de la lectura e implicaciones para la enseñanza de física en la universidad.

José Luís Michinel

Lendo imagens na educação científica: construção e realidade

Henrique César da Silva

Linguagem e percepção visual no ensino de geociências

Maurício Compiani

Um diálogo com as histórias de leituras de futuros professores de Ciências

Suzani Cassiani de Souza e Tatiana Galieta Nascimento

Analisando livros didáticos na perspectiva dos Estudos de Discurso: compartilhando reflexões e sugerindo uma agenda para a pesquisa

Isabel Martins

Atividade de laboratório como instrumento para a abordagem de aspectos da cultura científica em sala de aula

Maria Candida Varone de Morais Capecchi e Anna Maria Pessoa de Carvalho

Os discursos do professor e o ensino de Ciências

Alberto Villani e Elisabeth Barolli

Nos limiares de pensar o mundo como representação

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim

Artigos

No campo da subjetividade

Maurício Mogilka

Do corpo identitário ao corpo virtual: algumas implicações para a Educação Física

Odilon José Roble e Jocimar Daolio

Políticas municipais de formação contínua de professores para a educação infantil: estudo de caso

Lindamir Cardoso Vieira Oliveira e Beatriz Roberto de Lima Cardoso

Algumas observações e proposições sobre a metodologia das pesquisas de sociologia empírica

Christophe Brochier

As profissões e a democracia

Maria de Lurdes Rodrigues

Diversos e Prosas

Testamento de D. Emilia de Paiva Meira

D. Emilia de Paiva Meira

Resenhas

Das coisas nascem coisas [MUNARI, Bruno, 1998]

Joseane Maria Parice Bufalo

O gesto que salva. Pérola Byington e a Cruzada Pró-Infância [MOTT, Maria Lucia; BYINGTON, Maria Elisa Botelho; ALVES, Olga Sofia Fabergé, 2005]

Cristiane Pessoa da Cunha Lacaz