| Atualizado em 30/08/2022 - 11:03 Publicação

Pro-Posições - v. 17, n. 2 (50) 2006 Dossiê: Temas e tendências na perspectiva histórico-cultural

Periódico
Data
Volume
17
Número
2

Este número da revista Pro-Posições coloca em destaque um conjunto de trabalhos ligados à perspectiva histórico-cultural, cujos fundadores são bem conhecidos entre nós: Vygoski, Luria, Leontiev e Bakhtin. Coordenado pela Profa. Dra. Ana Luiza B. Smolka - uma das primeiras pesquisadoras a explorar, em nosso meio, as possibilidades de estudos abertas por essa corrente -, o dossiê aborda diferentes temas, tais como memória, imaginação, formação de conceitos, valores e crenças, desenvolvimento psicológico, linguagem e discurso, relacionados às práticas educacionais e/ ou sociais mais amplas. Os textos foram escritos por pesquisadores (re)conhecidos em nosso meio acadêmico; dois deles - Prof. Y. Clot e Prof. D. Middleton - são professores estrangeiros e estiveram em visita à Faculdade de Educação neste ano, trazendo contribuições originais e valiosas para o fomento de novas reflexões sobre essa perspectiva de trabalho. Em meio à diversidade de estudos, nota-se o quanto as questões relativas a significação, sentido e significado estão presentes, questões essas discutidas e compreendidas de diferentes maneiras. A pluralidade de temas e abordagens constitui um indício claro não apenas do vigor de idéias que foram sendo elaboradas desde as primeiras décadas do século passado, mas também do interesse que despertam as pesquisas realizadas nessa linha em profissionais de diferentes áreas, em particular, nos que atuam no campo educacional.

Além desses, o leitor encontra quatro artigos tratando de assuntos importantes e atuais: corpo e cinema; livros paradidáticos de língua portuguesa; trabalho docente e relação com questões de saúde das professoras; e política de descentralização educacional na França, que traz elementos importantes para repensarmos nossos próprios problemas. A assinalar, ainda, um relatório crítico de congresso sobre museus pedagógicos na Espanha e uma resenha sobre dois belos ensaios escritos por Lou Andréas-Salomé no início do século passado; neles discutem-se o amor e o erotismo, questões de vida e, por isso mesmo, pertinentes na composição de uma revista especializada em temas educacionais.

Luci Banks Leite

Editorial

Editorial

Agueda Bernardete Bittencourt

Dossiê

Apresentação

Luci Banks Leite

Vygotski: para além da Psicologia Cognitiva

Yves Clot

Sentido, significado e conceito: notas sobre as contribuições de Lev Vigotski

Maria Cecília Rafael de Góes e Maria Nazaré da Cruz

A produção imaginária e a formação do sentido estético. Reflexões úteis para uma educação humana

Angel Pino

A psicologia social da experiência – a relevância da memória

David Middleton e Steven D. Brown

Experiência e discurso como lugares de memória: a escola e a produção de lugares comuns

Ana Luiza Bustamante Smolka

Desenvolvimento psicológico e constituição de subjetividades: ciclos de vida, narrativas autobiográficas e tensões da contemporaneidade

Marta Kohl de Oliveira, Teresa Cristina Rego e Julio Groppa Aquino

Crenças e práticas culturais: co-construção e ontogênese de valores sociais

Angela Uchoa Branco

Artigos

Peles Fílmicas - Considerações sobre modificações corporais e cinema

Beatriz Ferreira Pires

A política educacional francesa em foco: um breve estudo sobre o processo de descentralização da educação na França

Marcelo Saber Bittar

Livros paradidáticos de língua portuguesa: a nova fórmula do velho

Norma Sandra de Almeida Ferreira e Elizabete Amorim de Almeida

Percorrendo o labirinto: trabalho, relações intersubjetivas e a saúde de professores/as de uma escola pública

Marinete Rosa Pereira Mascarello e Maria Elizabeth Barros de Barros

Diversos e Prosas

El arte de la biografía

Marcel Schwob

Resenhas

Reflexões sobre o problema do amor e o erotismo – ensaios por Lou Andréas-Salomé [ANDREAS-SALOME, LOU, 2005]

Regina Maria de Souza

Museología de la educación en España

Vicente Peña Saavedra