| Atualizado em 30/08/2022 - 11:00 Publicação

Pro-Posições - v. 18, n. 2 (53) 2007 Dossiê: Em multiplicidades nomeia-se currículo

Periódico
Data
Volume
18
Número
2

Este número da Pro-Posições, além de artigos, resenhas e as partes III e IV do texto "A Dança Moderna", de Jonh Martin, para a seção "Diverso e Prosa", traz o dossiê "Em multiplicidades nomeia-se currículo", organizado pelo Professor Antonio Carlos Rodrigues de Amorim.

O dossiê apresenta enorme contribuição para o debate sobre currículo e escola, problematizando, até às raízes - superando a dita grade curricular - a produção e a reprodução de conhecimento, atingindo as origens da desigualdade.

Uma bibliografia pós-colonialista questionadora da educação para qualquer forma de subordinação exalta, na diversidade das temáticas aqui apresentadas, a possibilidade de rompimento com uma cultura escolar prescritiva, indo da metáfora do loteamento à imagem da diáspora. Chamo a atenção para o trabalho gráfico de Gustavo Torrezan, que consta na apresentação feita pelo professor Antonio Carlos, que lá também nos diz: "outra vontade deste dossiê é aglutinar, na escrita, a dispersão caótica do pensamento sobre currículo, e deixar a caoticidade acontecer" . Fora dos modelos tradicionais de discussão do currículo, espero que a leitura deste dossiê permita o sonho de uma escola para as crianças e jovens onde, parafraseando Boaventura Sousa Santos, teremos a igualdade quando a diferença nos discrimina e teremos a diferença quando a igualdade nos descaracteriza.

Ana Lúcia Goulart de Faria

Editorial

Editorial

Agueda Bernardete Bittencourt

Dossiê

Apresentação

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim

Questionando as reformas educativas: a contribuição dos estudos biográficos na educação

Ivor Goodson

Histórias do currículo e currículos narrativos: possibilidades de investigação na história social do conhecimento

Maria do Carmo Martins

Experiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diáspora

Maria Inês Petrucci Rosa

Lutas sociais e currículos escolares: questões, intenções e práticas

Marta M. C. A. Pernambuco e Irene A. Paiva

Gênero, sexualidade e a produção de pesquisas no campo da educação: possibilidades, limites e a formulação de políticas públicas

Jane Felipe

ModernidadeColonialidade ocidental e a produção subalterna do outro

Nadir Esperança Azibeiro

Entre paisagens

Wladimir A. C. Garcia

Joanna Francesa e Dorian Gray: passagens, paisagens e fronteiras em nomes, retratos, currículos

Elenise Cristina Pires de Andrade

Perversão do presente em currículos nômades: acontecimentos

José Mário Aleluia Oliveira

Artigos

O movimento de potência/impotência de ação de catadores de material reciclável: o diálogo com a assessoria

Daiani Barboza e Andréa Vieira Zanella

Inspirações da memória e identidade docente

Maria Ângela Borges Salvadori

Avaliação da aprendizagem no ensino superior. "Nota" expressão do comportamento do aluno

Luiz Roberto Gomes, Jomar Barros Filho,João Luiz Pegoraro, Dirceu da Silva e Fernanda Oliveira Simon

Funções do discurso tecnológico na sociedade contemporânea

André Favacho e Daniel Mill

Diversos e Prosas

A Dança Moderna

John Martin (1930)

Leituras e Resenhas

Museu, Educação e Cultura: encontros de crianças e professores com a arte [LEITE, Maria Isabel; OSTETO, Luciana E. (orgs.)]

Amalhene Baesso Reddig

Clío en las aulas. La enseñanza de la Historia en España entre reformas, ilusiones y rutinas [Raimundo Cuesta Fernández]

Aléxia Pádua Franco