Pro-Posições - v. 29, n. 2 (2018) Desafios para a avaliação de contexto na educação infantil: Itália e Brasil

DOSSIÊ "Desafios para a avaliação de contexto na educação infantil: Itália e Brasil"
Dossier: "Challenges to context evaluation in early childhood education: Italy and Brazil"

 

Pro-Posições vol.29 n.2 Campinas maio/ago. 2018


. Avaliação na e da Educação Infantil. Avaliação de Contexto
 Evaluation in and of Early Childhood Education.Context Evaluation
Altino José Martins Filho
Joselma Salazar de Castro
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0155

. Detectar e promover uma perspectiva de 0-6 nos provedores de serviços educacionais para crianças: o desenvolvimento de um instrumento
  Detecting and promoting a 0-6 perspective for the providers of educational services for children: developing an instrument
  Rilevare e promuovere una prospettiva 0-6 negli operatori educativi dei servizi per l’infanzia: l’elaborazione di uno strumento
Barbara Gobbetto
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0161

. Construindo a avaliação em conjunto: a experimentação de uma abordagem participativa para avaliação na região italiana da Emília Romanha
   Costruire insieme la valutazione: la sperimentazione di un approccio partecipato alla valutazione in Regione Emilia Romagna (Italia)
   Building evaluation together: a participative approach experimentation about evaluation in
Emilia Romagna Region (Italy)
Antonio Gariboldi
Marina Maselli
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0162

. “Promover a partir de dentro”: uma abordagem reflexiva e participativa da avaliação de contextos educativos
   “Promote from within”: a thoughtful and participated approach in the evaluation of educational settings
Donatella Savio
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0163

. Avaliação e cultura de qualidade nos serviços italianos para a infância: orientações e experiências dos anos 1990 aos dias de hoje
  Evaluation and quality culture in Italian Early Childhood Education and Care services
Anna Maria Bondioli
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0164

. Avaliando a qualidade dos serviços para a infância: uma abordagem participativa
  Evaluating the quality of the services for children: a participatory approach
Isabella Di Giandomenico
Mariacristina Picchio
Tullia Musatti
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0012

. Avaliação de Contexto na Educação Infantil: diferenciação e conflito na formação docente
  Context assessment in early childhood education: differentiation and conflict in teacher training
Luciane Maria Schlindwein
Julice Dias
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0024

     
Artigos / Articles
     
. Enquadramentos das vidas não hétero em livros escolares de Sociologia
  Non-heterossexual life frames in sociology textbooks
Rosana de Oliveira Medeiros
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0031

. Saberes locais sobre formação de jovens em vulnerabilidade social na região de M’Boi Mirim e proximidades
  Local knowledge on the formation of socially vulnerable youth in the M’Boi Mirim region and its surroundings
Tiago Luis Corbisier Matheus
Letícia Daidone Oliveira
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2015-0154

. Professores (as) de enfermagem: gênero, trajetórias de trabalho e de formação
  Teachers of nursing: gender, trajectories of work and of formation
  Profesores (as) de enfermería: género, trayectorias de trabajo y formación
Cristiane Batista Andrade
Maria Inês Monteiro
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2015-0155

. O silenciamento de professores da Educação Básica pela estratégia de fazê-los falar
  The silencing of basic education teachers by the strategy of making them speak
Janete Magalhães Carvalho
Suzany Goulart Lourenço
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0007

. A dança e a educação da feminilidade: Belo Horizonte – MG (1930-1960)
  Dance and the education of femininity: Belo Horizonte – MG (1930-1960)
Elisângela Chaves
Andrea Moreno
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0132

. O ensino de literatura e a negatividade do literário
  The teaching of literature and the negativity of the literary
André Cechinel
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0149

. Simón Rodríguez y la escucha al borde del vacío: lecturas en clave ontológica de la escuela
  Simon Rodríguez e a escuta a beira do vazio: leitura em chave ontológica da escola
  Simón Rodríguez and listening at the edge of emptiness: ontological readings of the school
Maximiliano Lionel Durán
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0007

. Cerimônia na alfabetização de jovens e adultos: aparato performático
  Ceremony in youth and adult literacy: performative apparatus
Rosângela Tenório de Carvalho
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0080

. Práticas de desenho e saberes geométricos nos manuais escolares do século XIX
  Drawing practices and geometric knowledge in the Textbooks of the 19th century
Maria Célia Leme da Silva
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0070

. A trajetória do educador Paulo Freire no Ministério da Educação e Cultura no período de 1958 a 1963
  The trajectory of the educator Paulo Freire in the Ministry of Education and Culture from 1958 to 1963
Fernando César Ferreira Gouvêa
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2015-0098

. Método DELPHI: caracterização e potencialidades na pesquisa em Educação
The DELPHI method: characterization and potentialities for educational research
Joana Brás Varanda Marques
Denise de Freitas
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2015-0140
      
       
Leituras e Resenhas / Readings and Reviews

. Um estudo lapidar sobre mídia e Educação
Ezequiel Theodoro da Silva
Ludimar Pegoraro
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0043