Pro-Posições - v. 30, n. . (2019)

Editorial

. “Tempos difíceis, mas não impossíveis”
Gallo, Sílvio
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2019-ed01

 

Dossiê: "Didática e formação de professores"
·  Why from Didactics the teacher’s education is not favored?
Gascón, Agustin de La Herrán; Fortunato, Ivan
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0033
      
·  A catarse na didática da pedagogia histórico-crítica
Duarte, Newton
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0035 
      
·  A didactic experience about the production of images and difference in teacher training
Ribetto, Anelice Astrid; Pereira, José Valter
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0036
      
·  Tutoria universitária como prática de ensino: fundamentos e métodos para o desenvolvimento de planos de ação tutorial na universidade
García, José Luis Aguilera
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0038

·  A construção do conhecimento profissional na formação de professores: algumas reflexões a partir de Gur-Ze’ev
Guilherme, Alexandre Anselmo; Lima, Valderez Marina do Rosário; Gessinger, Rosana Maria
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0008

 

Artigos

. Consultoria colaborativa a distância em tecnologia assistiva para professoras: planejamento, implementação e avaliação de um caso
Calheiros, David dos Santos; Mendes, Enicéia Gonçalves; Lourenço, Gerusa Ferreira; Gonçalves, Adriana Garcia; Manzini, Mariana Gurian
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0085

. Estratégias de leitura e a narrativa ficcional: condições para compreensão
Souza, Renata Junqueira de; Hernandes, Elianeth Dias Kanthack
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0091

. A didática e a formação do professor de Educação Física: uma análise a partir da avaliação de alunos concluintes
Cruz, Giseli Barreto da; Castro, Pedro Henrique Zubcich Caiado de
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0106

. Níveis de ansiedade e depressão entre professores do Ensino Infantil e Fundamental
Ferreira-Costa, Rodney Querino; Pedro-Silva, Nelson
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0143

. O ideário de vida ao ar livre nas sociedades ginásticas teutobrasileiras (1880 -1938)
Quitzau, Evelise Amgarten; Soares, Carmen Lúcia
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0019

. ‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’: duas identidades profissionais em (des)construção
Carvalho, Maria de Lurdes Dias de; Miranda, Carla Patrícia Queirós; Correia, Marta Alexandra da Silva
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0051

. Políticas educacionais antirracistas na América Latina: estudos comparados
Santos, Wellington Oliveira dos
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0057

. Dramatização de contos filosóficos na formação do educador
Pereira, Theda Cabrera Gonçalves
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0080

. Políticas de formação de professores no Brasil: referenciais legais em foco
Oliveira, Hosana Larissa Guimarães; Leiro, Augusto César Rios
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0086

. Saúde mental infantil e contexto escolar: as percepções dos educadores
Cid, Maria Fernanda Barboza; Squassoni, Carolina Elisabeth; Gasparini, Danieli Amanda; Fernandes, Luiza Helena de Oliveira
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0093

. A dessegregação de Little Rock a partir de Hannah Arendt
Briskievicz, Danilo Arnaldo
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0154

. O discurso da mídia das instituições privadas de Ensino Superior e a produção do sujeito universitário
Nunes, Antônio Carlos da Costa; Favacho, André Márcio Picanço
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0101

. O brincar nos discursos de estudantes de Pedagogia: certezas em suspenso
Marques, Circe Mara; Fernandes, Susana Beatriz; Silva, Ezequiel Theodoro da
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0136

. Intercessão fílmica: um encontro sempre em vias de acontecer
Cardonetti, Vivien Kelling; Oliveira, Marilda Oliveira de
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0096

. Fatores de contextualização em textos redigidos por um estudante surdo
Riolfi, Claudia Rosa; Trindade, Carla Samile Machado Trucolo
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0162

. The challenge of school time extension in two contexts: Federal District (Brazil) and Catalonia (Spain)
Cruz, Rita de Cássia Oliveira; Castioni, Remi
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0095

. Formação de professores de Educação Infantil para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma pesquisa colaborativa
Vitaliano, Célia Regina
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0011

·  “As meninas hoje tão muito soltas”: os discursos institucionais que fundamentam o processo de regulação moral
Guimarães, Jamile Silva
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0105
      
·  Análise arqueológica do discurso sobre o nexo pedagógico entre cinema e educação no Brasil no período de 1910 a 1930
Faheina, Evelyn Fernandes Azevedo; Carlos, Erenildo João
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0102
      
·  O cinema educativo de Humberto Mauro: análise do filme Cantos de Trabalho
Trevisan, Anderson Ricardo
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0015

      
·  Um jogo para dar suporte ao processo de projeto de edificações escolares
Kowaltowski, Doris Catharine Cornelie Knatz; Deliberador, Marcella Savioli
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0159
      
·  A escrita de sujeitos surdos: uma investigação sobre autoria
Almeida, Djair Lázaro de; Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0153
      
·  Religião e educação: os projetos dos jesuítas portugueses em tempos de exílio no Brasil (1910-1938)
Moura, Carlos André Silva de
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0171
      
·  Escolarização em instituições não escolares: uma análise de experiências em educação com oficinas em um Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico
Augsburger, Luiz Guilherme; Preve, Ana Maria Hoepers
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0119
      
·  Biopoder, vida e educação
Azevedo, Rodrigo de Oliveira; Veiga-Neto, Alfredo José da
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0099
      
·  Geontologia e as artes neoliberais de governo: educar os corpos para além do imaginário do carbono
Freitas, Alexandre Simão de
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0136
      
·  Fatores que afetam o clima da escola: a visão dos professores
Miranda, Antônio Carlos; Bertagna, Regiane Helena; Freitas, Luiz Carlos de
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0102


      
Leituras e Resenhas
     
·  Clown e o corpo sensível: diálogos com a Educação Física
Silva, Leopoldo Ortega da; Oliveira, Nara Rejane Cruz de
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0201