Pro-Posições - v. 30 (2019)

V.30, 2019

(Periodicidade Contínua)

EDITORIAL

. “Tempos difíceis, mas não impossíveis”
Gallo, Sílvio
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2019-ed01

 

DOSSIÊ: "DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
·  Why from Didactics the teacher’s education is not favored?
Gascón, Agustin de La Herrán; Fortunato, Ivan
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0033
      
·  A catarse na didática da pedagogia histórico-crítica
Duarte, Newton
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0035
      
·  A didactic experience about the production of images and difference in teacher training
Ribetto, Anelice Astrid; Pereira, José Valter
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0036
      
·  Tutoria universitária como prática de ensino: fundamentos e métodos para o desenvolvimento de planos de ação tutorial na universidade
García, José Luis Aguilera
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0038

·  A construção do conhecimento profissional na formação de professores: algumas reflexões a partir de Gur-Ze’ev
Guilherme, Alexandre Anselmo; Lima, Valderez Marina do Rosário; Gessinger, Rosana Maria
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0008

 

DOSSIÊ: "PRO-POSIÇÕES 30 ANOS"

·  Pro-Posições de outrora e de hoje
Paulilo, André Luiz; Gallo, Sílvio Donizetti de Oliveira
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2019-ed02
      
·  O pensamento plástico das capas de Pro-Posições
Trevisan, Anderson Ricardo
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0080
      
·  Uma revista em suas proposições: a Revista da Faculdade de Educação da Unicamp
Paulilo, André Luiz
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0081

      
·  Pro-Posições e o ensino superior
Sampaio, Helena
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0087
      
·  Lendo proposições: um olhar para o arquivo da produção nos campos Filosofia e Filosofia da Educação nos 30 anos da revista Pro-Posições
Gallo, Sílvio Donizetti de Oliveira; Carvalho, Alexandre Filordi de; Santana, Marcos Ribeiro de
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0088
      
·  Leitura sobre leitura(s) na Revista Pro-Posições
Ferreira, Norma Sandra de Almeida
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0106
      
·  Estudos e pesquisas do e sobre o corpo: a produção da Pro-Posições (1990-2018)
Ayoub, Eliana; Soares, Carmen Lúcia
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0077

 

ARTIGOS

. Consultoria colaborativa a distância em tecnologia assistiva para professoras: planejamento, implementação e avaliação de um caso
Calheiros, David dos Santos; Mendes, Enicéia Gonçalves; Lourenço, Gerusa Ferreira; Gonçalves, Adriana Garcia; Manzini, Mariana Gurian
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0085

. Estratégias de leitura e a narrativa ficcional: condições para compreensão
Souza, Renata Junqueira de; Hernandes, Elianeth Dias Kanthack
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0091

. A didática e a formação do professor de Educação Física: uma análise a partir da avaliação de alunos concluintes
Cruz, Giseli Barreto da; Castro, Pedro Henrique Zubcich Caiado de
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0106

. Níveis de ansiedade e depressão entre professores do Ensino Infantil e Fundamental
Ferreira-Costa, Rodney Querino; Pedro-Silva, Nelson
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0143

. O ideário de vida ao ar livre nas sociedades ginásticas teutobrasileiras (1880 -1938)
Quitzau, Evelise Amgarten; Soares, Carmen Lúcia
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0019

. ‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’: duas identidades profissionais em (des)construção
Carvalho, Maria de Lurdes Dias de; Miranda, Carla Patrícia Queirós; Correia, Marta Alexandra da Silva
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0051

. Políticas educacionais antirracistas na América Latina: estudos comparados
Santos, Wellington Oliveira dos
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0057

. Dramatização de contos filosóficos na formação do educador
Pereira, Theda Cabrera Gonçalves
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0080

. Políticas de formação de professores no Brasil: referenciais legais em foco
Oliveira, Hosana Larissa Guimarães; Leiro, Augusto César Rios
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0086

. Saúde mental infantil e contexto escolar: as percepções dos educadores
Cid, Maria Fernanda Barboza; Squassoni, Carolina Elisabeth; Gasparini, Danieli Amanda; Fernandes, Luiza Helena de Oliveira
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0093

. A dessegregação de Little Rock a partir de Hannah Arendt
Briskievicz, Danilo Arnaldo
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0154

. O discurso da mídia das instituições privadas de Ensino Superior e a produção do sujeito universitário
Nunes, Antônio Carlos da Costa; Favacho, André Márcio Picanço
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0101

. O brincar nos discursos de estudantes de Pedagogia: certezas em suspenso
Marques, Circe Mara; Fernandes, Susana Beatriz; Silva, Ezequiel Theodoro da
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0136

. Intercessão fílmica: um encontro sempre em vias de acontecer
Cardonetti, Vivien Kelling; Oliveira, Marilda Oliveira de
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0096

. Fatores de contextualização em textos redigidos por um estudante surdo
Riolfi, Claudia Rosa; Trindade, Carla Samile Machado Trucolo
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0162

. The challenge of school time extension in two contexts: Federal District (Brazil) and Catalonia (Spain)
Cruz, Rita de Cássia Oliveira; Castioni, Remi
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0095

. Formação de professores de Educação Infantil para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma pesquisa colaborativa
Vitaliano, Célia Regina
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0011

·  “As meninas hoje tão muito soltas”: os discursos institucionais que fundamentam o processo de regulação moral
Guimarães, Jamile Silva
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0105

·  Análise arqueológica do discurso sobre o nexo pedagógico entre cinema e educação no Brasil no período de 1910 a 1930
Faheina, Evelyn Fernandes Azevedo; Carlos, Erenildo João
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0102

·  O cinema educativo de Humberto Mauro: análise do filme Cantos de Trabalho
Trevisan, Anderson Ricardo
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0015

·  Um jogo para dar suporte ao processo de projeto de edificações escolares
Kowaltowski, Doris Catharine Cornelie Knatz; Deliberador, Marcella Savioli
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0159

·  A escrita de sujeitos surdos: uma investigação sobre autoria
Almeida, Djair Lázaro de; Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0153

.  Religião e educação: os projetos dos jesuítas portugueses em tempos de exílio no Brasil (1910-1938)
Moura, Carlos André Silva de
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0171

·  Escolarização em instituições não escolares: uma análise de experiências em educação com oficinas em um Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico
Augsburger, Luiz Guilherme; Preve, Ana Maria Hoepers
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0119

·  Biopoder, vida e educação
Azevedo, Rodrigo de Oliveira; Veiga-Neto, Alfredo José da
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0099

·  Geontologia e as artes neoliberais de governo: educar os corpos para além do imaginário do carbono
Freitas, Alexandre Simão de
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0136

·  Fatores que afetam o clima da escola: a visão dos professores
Miranda, Antônio Carlos; Bertagna, Regiane Helena; Freitas, Luiz Carlos de
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0102

·  Fontes para escrita da história da juventude feminina: diálogos entre diários de Helena Morley e Bernardina Constant
Gouvea, Maria Cristina Soares de
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0144

·  Cultura e formação: a ideia de formação humana na sociedade contemporânea
Goergen, Pedro L.
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0193

·  Sentidos atribuídos pelos professores de séries iniciais aos desafios na carreira docente
Guisso, Luciane; Gesser, Marivete
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0187

·  Os desafios da formação profissional em educação física para a área da saúde: uma interpretação a partir de periódicos da área
Oliveira, Victor José Machado de; Gomes, Ivan Marcelo
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0123

·  Letramento: é possível uma escrita despida da oralidade?
Tfouni, Leda Verdiani; Assolini, Filomena Elaine Paiva; Pereira, Anderson de Carvalho
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0023

·  Ontoepistemologia Ambiental: vestígios e deslocamentos no campo dos fundamentos da educação ambiental
Pereira, Vilmar Alves; Freire, Simone Grohs; Silva, Márcia Pereira da
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0011

·  Tematização e problematização: pressupostos freirianos no currículo cultural da educação física
Santos, Ivan Luis dos; Neira, Marcos Garcia
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0168

·  Representações de personagens cegos na literatura contemporânea
Mianes, Felipe Leão; Karnopp, Lodenir Becker
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0030
      
·  O demônio de Béla Tarr: entre cinema, literatura e educação
Benedykt, Breno Isaac; Ribeiro, Cintya Regina
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0092
      
·  Interpretação como des-ocultamento: contribuições do pensamento hermenêutico e fenomenológico-existencial para análise de dados em pesquisa qualitativa
Szymanski, Luciana; Szymanski, Heloisa; Fachim, Felipe Luis
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0014

·  Contribuições ao estudo do associativismo docente
Xavier, Libânia Nacif
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0013
      
·  A autoridade do professor no contexto da autoridade algorítmica digital
Zuin, Antônio Álvaro Soares; Zuin, Vânia Gomes
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0038
      
·  Problematizando o campo de saber da educação ambiental
Silva, Lorena Santos da; Henning, Paula Corrêa
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0124
      
·  Quartos das crianças contemporâneas: a construção de um novo objeto de pesquisa
Carvalho, Cibele Noronha de
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0176
      
·  Precárias experiências em dissidências: crianças que não cabem em si
Rodrigues, Alexsandro; Oliveira, Megg Rayara Gomes de; Rocon, Pablo Cardozo; Roseiro, Steferson Zanoni
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0076

·  Formação de professores de educação infantil e a concepção de educação democrática: a experiência do Pró-Saber
Gewerc, Monique; Carvalho, Cristina
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0001
      
·  Notas sobre o brinquedo: possível diálogo entre Brougère, Benjamin e Vigotski
Grillo, Rogério de Melo; Spolaor, Gabriel da Costa; Prodócimo, Elaine
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0005
      
·  O portfólio e a construção de saberes docentes na pós-graduação em saúde
Zukowsky-Tavares, Cristina; Limeira, Polyana de Castro; Ruiz-Moreno, Lidia
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0181
      
·  Ouvindo imagens: ensaio sobre uma oficina audiovisual inclusiva de cinema e educação
Pereira, Geraldo; Barbosa, Maria Inês Batista; Rezende Filho, Luiz Augusto Coimbra de
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0041
      
·  Formação docente continuada e práticas de ensino no atendimento educacional especializado
Pinto, Gláucia Uliana; Amaral, Mateus Henrique do
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0032
      
·  Encontro com diários visuais e/ou textuais: espaço disparador do pensar na experiência educativa
Cardonetii, Vivien Kelling; Oliveira, Marilda Oliveira de
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0098
      
·  Classe social e conflito na implementação de prescrições curriculares para o ensino de arte
Ernica, Mauricio; Tortorelli, Nicolli Maronese
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0152
      
·  Educação visual e mudanças climáticas: a invenção do aquecimento global
Cazetta, Valéria; Viviani, Luciana Maria; Antunes, Débora de Moura Mello
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0172
      
·  “Sobre a sua buceta, responda…”: escolas e constituição de sujeitos em meio a jogos de poder
Côrtes, Rita de Cássia Santos; Ferrari, Anderson; Souza, Marcos Lopes de
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0051
      
·  A educação do corpo no programa dos Centros Integrados de Educação Pública – CIEPs: um projeto educacional escrito pela modernidade
Moreira, Luiza Silva; Góis Junior, Edivaldo; Soares, Antonio Jorge Gonçalves
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0006
      
·  A importância do ato de ler: aproximações e distanciamentos teórico-metodológicos em Paulo Freire
Leal, Sandra do Rocio Ferreira; Nascimento', Maria Isabel Moura
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0024
      
·  Reflexões sobre a educação do trabalhador a partir do pensamento de Simone Weil
Mariz, Débora
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0063
      
·  O Curso Normal da Esef e a formação pioneira de professores(as) de Educação Física no Rio Grande do Sul (1940- 1956)
Begossi, Tuany Defaveri; Mazo, Janice Zarpellon; Lyra, Vanessa Bellani
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0040
      
·  Masculinidades, feminilidades e dimensão brincalhona: reflexões sobre gênero e docência na Educação infantil
Prado, Patrícia Dias; Anselmo, Viviane Soares
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0137

 

      
LEITURAS E RESENHAS
     
·  Clown e o corpo sensível: diálogos com a Educação Física
Silva, Leopoldo Ortega da; Oliveira, Nara Rejane Cruz de
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0201

·  Infância e pesquisa: as crianças e suas relações com os processos socioculturais
Pereira, Artur Oriel
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0045

 

 

SUBMISSÕES:  https://mc04.manuscriptcentral.com/pp-scielo