| Atualizado em 18/09/2024 - 08:41 Publicação

Estado da Arte da pesquisa em Educação Ambiental no Brasil (1981-2020): meta-análises e narrativas de um campo complexo e plural

Data
Volume
Único
Número
Único

Luiz Marcelo de Carvalho (ed)

UNESP

Jorge Megid Neto (ed)

UNICAMP

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ciências Ambientais, Educação, Brasil, Estado da Arte

Sinopse

Este e-book traz resultados de um projeto de pesquisa interinstitucional, idealizado e coordenado em 2008 pelo Prof. Dr. Hilário Fracalanza (FE-UNICAMP) e, posteriormente, pelos Profs. Drs. Luiz Marcelo de Carvalho (IB-UNESP) e Jorge Megid Neto (FE-UNICAMP), organizadores desta coletânea. De 2008 a 2023 envolveu a participação de uma equipe de aproximadamente 70 pesquisadores, entre docentes de instituições de ensino superior e estudantes de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado da UNESP, UNICAMP, USP, UFSCAR, UFF, UFTM, UNIFEI, UFPR, IFSP, bem como professores da educação básica, agregando os estudos analíticos sobre o conjunto da produção do período 1981-2020, com base em três aspectos gerais: a) Tempo e “Locus” da Produção em Educação Ambiental e Perfil do Pesquisador; b) Referenciais da Pesquisa em EA – fundamentos ontológicos, epistemológicos e metodológicos; c) Produção da Pesquisa considerando contextos educacionais escolar e não escolar

Foi constituído um banco de dados com um total de 6.142 dissertações e teses em Educação Ambiental defendidas de 1981 (ano das primeiras defesas na área) a 2020, catalogadas, classificadas e disponíveis ao público em geral para consultas e pesquisas na "Plataforma Fracalanza", que continua a ser periodicamente atualizada pela equipe de pesquisadores do EArte.

Esta pesquisa de “Estado da Arte” tem como objetivo caracterizar e compreender a trajetória histórica da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil, analisando teses e dissertações produzidas no período 1981-2020 e que focaram a relação entre o processo educativo e a temática ambiental. A pesquisa foi financiada pela FAPESP nos anos de 2021 e 2022 e, anteriormente, pelo CNPq nos períodos 2008-2012 e 2013-2016.

Estes estudos também se alinham com esforços de internacionalização e intercâmbio da produção científica em Educação Ambiental produzidas na América Latina e Caribe, por meio da Rede EArte ALyC (Colectivo de Investigadores de Educación Ambiental Superior en América Latina y el Caribe). 

Nosso convite é para que os leitores se invistam de uma postura dialógica para que, em diálogo com os vários textos apresentados nesta Coletânea, possamos pensar e construir significados e sentidos sobre a prática da Pesquisa em Educação Ambiental e sobre os dados empíricos relativos a essa prática discursiva em nosso país

Biografia dos Autores

Luiz Marcelo de Carvalho, UNESP

Docente, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Instituto de Biociências, Campus Rio Claro; Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá; Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de São Carlos; Doutorado em Educação, Universidade de São Paulo,

Jorge Megid Neto, UNICAMP

Docente, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Faculdade de Educação, Campus Campinas; Graduação em Física, Universidade Estadual de Campinas; Mestrado em Educação/Ensino de Física, Universidade Estadual de Campinas; Doutorado em Educação/Ensino de Ciências, Universidade Estadual de Campinas.