| Atualizado em 24/01/2021 - 10:50 Publicação

Histedbr on-line - v. Dezembro/2003, n. 12 (2003)

Data
Volume
Dezembro/2003
Número
12

Artigos

 A trajetória pedagógica de Euripedes Barsanulfo

Alessandro Cesar Bigheto

 A EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO CAPITALISMO: A SEGREGAÇÃO DOS ELEMENTOS PERTURBADORES DA ORDEM BURGUESA

Alfredo Roberto de Carvalho

 FORMAÇÃO E TRABALHO DOS PROFESSORES NO IMPÉRIO: O CASO DO PARANÁ E MATO GROSSO

André Paulo Castanha

 A UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ESTADO DO PARANÁ COMO RESULTADO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA “CENTRALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA” NA DÉCADA DE 1990

Ireni Marilene Zago Figueiredo

 A EDUCAÇÃO COMO VIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL: A ESCOLA NOVA PROPOSTA POR JOHN DEWEY

Claudemir Galiani, Maria Cristina Gomes Machado

 Solicitação de objetos para o expediente escolar: Goiás (1887/1930)

Diane Valdez

 UMA LEITURA DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU: CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE EMILIO OU DA EDUCAÇÃO

Graziela Lucchesi Rosa da Silva, João Batista Zanardini

 Reflexões sobre a reforma do Estado e o processo de rearticulação do capital

Isaura Mônica Souza Zanardini

 DA LIBERDADE INDIVIDUAL À LIBERDADE POLÍTICA: UMA REFLEXÃO EM LOCKE E ROUSSEAU

João Carlos da Silva

 MIGRAÇÃO E COLONIZAÇÃO: RETRATOS DO PRESENTE

Juliane Gorete Zanco Castanha

 A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENTRE MITOS E DESAFIOS FRENTE AO PROCESSO DE MERCADORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Lucyelle Cristina Pasqualotto

 Desafios da formação para o trabalho: Como conciliar ensino profissionalizante com formação humanista

Manoel Isaú

 A EDUCAÇÃO EM ÉMILE DURKHEIM

Maria Inalva Galter, Elenita Conegero Pastor Manchope

 O ADVENTO DA REPÚBLICA E OS GRUPOS ESCOLARES NO PARANÁ (1900 – 1920)

Maria Isabel Moura Nascimento

 NOVOS PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO DO CONTESTADO, EM SANTA CATARINA

Nilson Thomé

 HISTÓRIA E FOTOGRAFIA

Paulo Humberto Porto Borges

 HISTÓRIA E MEMÓRIAS: CICLOS DE VIDA DE PROFESSORES MATO-GROSSENSES

Regina Aparecida Versoza Simião, Ivan Santos Victores

 A POLÍTICA EDUCACIONAL LIBERAL em CAPITALISMO e LIBERDADE de MILTON FRIEDMAN

Roberto Antonio Deitos

 UNIVERSIDADE EM DEBATE HOJE

Sebastião Rodrigues Gonçalves

Resenhas

 CAPITALISMO, TRABALHO E EDUCAÇÃO

Zeneide Gimenez Milan

Resumos

 A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA

Azilde L. Andreotti

 COM DOM BOSCO E COM OS TEMPOS: PESQUISA HISTÓRICO-BIBLIOGRÁFICA CONTEMPLANDO OS 50 ANOS DA ESCOLA SALESIANA SÃO JOSÉ, A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO, À LUZ DO PREVENTIVIDADE, DO TRABALHO E DA BUSCA DO CONHECIMENTO COMO PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS: MEMÓRIA E PROFECIA

Manoel Isaú

 Trajetória Familiar e Escolar dos Trabalhadores Diretos e Terceirizados de uma Fábrica de Grande Automação

Marcelo José Araújo

 A CONCEPÇÃO DE PODER  EM MICHEL FOUCAULT E AS RELAÇÕES DE PODER NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ – UNIOESTE

Paulino José Orso

 O PROEM E SEUS VÍNCULOS COM O BID/BIRD: os motivos inanceiros e as razões ideológicas da política educacional paranaense para o ensino médio e profissional (1995-1999)

Roberto Antonio Deitos