
Este número da revista pro-posições coloca em destaque uma experiência de intercâmbio internacional entre 4 equipes de pesquisa multidisciplinares localizadas na França e no Brasil. Esta escolha editorial se apóia numa visão que informa a existência de uma crise no ensino superior brasileiro que apresenta entre suas múltiplas facetas; de um lado, as universidades públicas, federais e estaduais, que vêm sua presença reduzida na oferta de matrículas e portanto torna-se mais vulneráveis às políticas de corte e racionalização, impostas pela reestruturação do estado frente à globalização, onde os recursos para pesquisa são fortemente visados; do outro as universidades privadas, com uma presença crescente na oferta de ensino superior, porém por razões gerenciais e de racionalidade econômica, com enormes dificuldades de desenvolver um ensino de qualidade e de incorporar institucionalmente a pesquisa como atividade permanente entre seus quadros docentes e seus fins institucionais.
Os artigos além do dossiê, que compõem a Revista, apresentam uma gama variada de temas e discussões que inseridas no campo do conhecimento das ciências da educação. Pela variedade de temas, educação infantil, formação de professores, desenvolvimento do campo teórico do pensamento crítico em educação, bem como pela diversidade de realidades e experiências nacionais, este número da revista Pro-posições se insere nos debates atuais que abordam as relações entre educação e trabalho, os problemas educacionais e sinalizam para a importância da pesquisa no âmbito do ensino superior.
O desenvolvimento da pesquisa exige dedicação e capacidade profissional do professor, no entanto, como pode ver-se pelos resultados apresentados pelo setor privado de ensino necessita de uma estrutura institucional e gerencial adequada, que opere a integração permanente entre pesquisa e docência. As experiências de intercambio nacional e internacional entre equipes de pesquisa pluridisciplinares são uma das formas de contribuir para o desenvolvimento da capacidade institucional nas universidades brasileiras.
Editorial
Dossiê
Liliana Rolfsen Petrilli Segnini
Um Movimento Social para a Formação Permanente na França, 1945-1970
Lucie Tanguy
Organização do Trabalho e Participação dos Assalariados: Alguma Novidade na França?
Danièle Linhart
A Relação Social de Sexo: Da Reprodução das Relações Sociais à sua Subversão
Danièle Kergoat
Novas Institucionalidades e Novas Formas de Regulação no Mundo do Trabalho
Laís Abramo e Marcia de Paula Leite
A Racionalidade Econômica na Política Educacional em São Paulo
Aparecida Neri de Souza
A Institucionalização da Lógica das Competências no Brasil
Lucília Machado
A Lógica das Competências: Contribuições Teórico-Metodológicas para Comparações Internacionais
Fernando Fidalgo
Artigos
Disciplina Epistêmica, Disciplina Ergológica: Paideia e Politeia
Yves Schwartz
Formación de Formadores: Contradicciones de la Profesionalización Docente
Roberto Agustín Follari
Governando a subjetividade: a Constituição do Sujeito Infantil no RCN/EI
Maria Isabel Edelweis Bujes
Repensando a Escola- Com a Palavra: A Criança da Área Rural
Maria Isabel Ferraz Pereira Leite
Livros de Auto-Ajuda para Crianças: Uma Coleção
Melissa Cristina Correa Asbahr e Norma Sandra de Almeida Fereira
Entrada de Uma Leitura Visual D'A Hora da Estrela
Rosalia de Angelo Scorsi
Resenhas
Fernanda de Lucca Leme
Linguagem, Consciência e Alienação: O Óbvio como Obstáculo ao Desenvolvimento da Consciência Crítica
Antonio Donizeti Leal