
É com grande entusiasmo que apresentamos, neste número da Revista Pro-Posições, uma nova seção intitulada Diverso e Prosa, na qual serão publicados textos raros, antigos, esgotados, documentos, cartas, testamentos, entrevistas. Temos, ainda, a satisfação de inaugurar esta seção com a republicação do artigo do Professor Antonio Candido, “Professor, escola e associações docentes”, publicado pela primeira vez em 1980, que traz uma reflexão extremamente atual ao criticar os rumos do trabalho na universidade, afirmando “(...) que o professor propriamente dito, não o fabricador de currículo, parece às vezes uma espécie em extinção”. A visibilidade do corpo é o tema do dossiê, organizado pela professora Carmen Lúcia Soares, da Faculdade de Educação da Unicamp. Temática extremamente atual e polêmica, é discutida sob diferentes perspectivas e conta com a participação de pesquisadores estrangeiros e nacionais: Gabrielle Houbre e Georges Vigarello, da França; Manuela Hasse e Jorge Crespo, de Portugal; Zandra Pedraza Gómez, da Colômbia; Alex Branco Fraga, do Rio Grande do Sul; Alexandre Fernandez Vaz, Ana Márcia Silva, Célia Guimarães Perini e Márcia de Souza Pedroso Agostini, de Santa Catarina; Denise Bernuzzi de Sant’Anna e Carmen Lúcia Soares, de São Paulo. Na seção Artigos, a revista contempla três textos que abordam diferentes temas: a marginalização do trabalhador nacional livre em São Paulo no período de 1880 a 1920, os Parâmetros Curriculares Nacionais/Educação Física/Ensino Médio e a descentralização da educação pública no Estado de São Paulo. Traz, ainda, na última seção, as resenhas dos seguintes livros: Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa, de Antonio Viñao Frago e Augustín Escolano e Bambini: a abordagem italiana à educação infantil, de Lella Gandini e Carolyn Edwards. A todos, uma boa leitura e que as reflexões desenvolvidas pelos diversos autores possam inspirar nossas ações no campo da educação.
Eliana Ayoub
Editorial
Agueda Bernadete Bittencourt
Dossiê
Carmen Lúcia Soares
A história e os modelos do corpo
Georges Vigarello
As provas do corpo, os sinais da morte nos séculos XVIII-XIX
Jorge Crespo
Bom para os olhos, bom para o estômago: o espetáculo contemporâneo da alimentação
Denise Bernuzzi Sant'Anna
O processo de apreensão e re-criação do mundo
Manuela Hasse
Corpo, educação e indústria cultural na sociedade contemporânea: notas para reflexão
Alexandre Fernandez Vaz
Pedagogia dos corpos retos: das morfologias disformes à carnes humanas alinhadas
Carmen Lúcia Soares e Alex Branco Fraga
Las huellas de la vida. Intervenciones estéticas y modelado del Yo
Zandra Pedraza Gómez
Corpo e sexualidade das mulheres: do século XVIII ao entre-duas-guerras
Gabrielle Houbre
Historias de bugres e tigres: corpo e natureza em terras catarinenses no século XIX
Ana Márcia Silva, Célia Guimarães Perini e Márcia de Souza Pedroso Agostini
Artigos
Ediógenes Aragão Santos
Nas linhas e entrelinhas dos Parâmetros Curriculares Nacionais/Educação Física/Ensino Médio
Cinthia Lopes da Silva
Marcelo Saber Bitar
Diversos e Prosas
Professor, escola e associações docentes
Antonio Candido
Resenhas
Currículo, espaço e subjetividade (Antônio Viñao Frago)
Daniela Finco
Bambini: a abordagem italiana à educação infantil [Lella Gandini e Carolyn Edwards(orgs.)]
Elisandra Giraldelli Godoi