| Atualizado em 30/08/2022 - 11:10 Publicação

Pro-Posições - v. 15, n. 3 (45) 2004 Dossiê: Educação Superior: algumas tendências políticas européias e latino-americanas

Periódico
Data
Volume
15
Número
3

A Revista Pro-posições, nesta sua 45ªedição, ao abrir o espaço de seu dossiê para a temática da educação Superior, vem contribuir com a necessária intensificação dos recentes debates sobre a Universidade Brasileira.

Para a organização do dossiê foram convidados os professores Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira e José Dias Sobrinho, menbros do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior GEPES, da Faculdade de Educação da Unicamp.

O aprofundamento das reflexões sobre a Universidade é marcado, neste trabalho, pela opção de discussão de questões atuais desencadeadas pelos movimentos pelos quais tem passado a universidade na Europa, América latina e Brasil.

As tendências da universidade na Europa são analisadas a partir das principais características da Declaração de Bolonha e suas implicaçãoes para o desenvolvimento de um sistema de educação superior para a Comunidade Européia.

Orientações das políticas atuais de educação superior na América Latina e as tendências às quais a universidade terá que responder são descritas e analisadas a partir das características da transição de uma sociedade de base industrial para a de conhecimento e aprendizagem e de seu impacto em países como México e outros da América Latina e Caribe. Complementa o cenário da universidade na América Latina a análise do estado do campo de estudos sobre a educação superior nesta região, em particular, na Argentina.

As discussãoes da Universidade no âmbito nacional são, como não poderiam deixar de ser neste momento, fortemente permeadas pelos debates e questões oriundos das propostas de alteração do ensino superior brasileiro, ou seja, da propalada reforma universitária. As implicações do programa "Univeridade para Todos" (ProUni); as bases e as lógicas das políticas da educação superior no governo FHC e Lula; a construção da atual cultura mercantil da universidade e o legado da UDF para as reflexões da universidade ataul são alguns dos temas focalizados pelos autores.

Elizabeth Mercuri

Editorial

Editorial

Dossiê

Apresentação

Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira e José Dias Sobrinho

El Proceso de Bologna, cuatro años después (Una evaluación del Area Europea de Educación Superior)

Roberto Ruiz

Los estudios sobre la Education Superior: una reflexión desde Argentina y América Latina

Pedro Krotsch e Cláudio Suasnábar

La universidad desde su futuro

Axel Didriksson

"Universidade para Todos": a privatização em questão

Deise Mancebo

Políticas públicas e reforma da educação superior no Brasil: impasses e perspectivas

Luís Fernandes Dourado, Afrânio Mendes Catani e João Ferreira de Oliveira

A construção da cultura mercantil da universidade brasileira- uma aproximação histórica

João do Reis Silva Júnior

A UDF, sua vocação política e científica: um legado para se pensar a universidade hoje

Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero

Artigos

Educação e representações: configurações em rede na mídia e no ambiente

Rossano André Dal-Farra

Releitura de um livro escolar de Charles ab der Halden

Michel Thiollent

Um olhar sobre a obra de Evandro Carlos Jardim

Maria Carolina Duprat Ruggeri

Imigração e educação: discutindo algumas pistas de pesquisa

Zeila de Brito Fabri Demartini

Diversos e Prosas

Algumas palavras a propósito de Guerra e Paz

Conde Leão Tolstoi(Arquivos Russos, 1868)