
O número da Revista Pro-Posições que ora apresentamos aos nossos leitores traz um dossiê sobre Cultura Escolar e Cultura Material Escolar, onde aparece o resultado de um trabalho feito em colaboração por pesquisadores brasileiros e portugueses, apoiados por investigadores espanhóis e argentinos. Revela o envolvimento crescente dos historiadores da educação com os instrumentos e suportes da história, no sentido de preservar a memória da escolarização. A aproximação dos historiadores em relação aos objetos capazes de guardar os traços do vivido significa o enriquecimento das abordagens em história da educação, tradicionalmente centradas no estudo da legislação, das reformas de ensino e da história do pensamento ou da filosofia de educação. É, ainda, o presente dossiê a expressão das práticas atuais de pesquisa realizadas, em grande medida, a partir do envolvimento e das trocas entre os pesquisadores de diferentes centros acadêmicos. Falar de pesquisa sempre nos reporta a personagens singulares, e hoje queremos lembrar um brilhante artífice da pesquisa em nosso país: aquele que, de fora da universidade nascente, colocava em rota a sua curiosidade e o seu compromisso político com o conhecimento das expressões culturais do povo brasileiro. Refiro-me ao Mário de Andrade do Turista Aprendiz, do Departamento de Cultura de São Paulo, da Biblioteca Pública, da Discoteca Pública. Ele que, já nos anos 1920/1930, cuidava do registro da memória musical, das festas e das crenças populares em busca da construção da nossa identidade. Fazemos, nesta revista, uma homenagem ao conhecido escritor, ao intelectual festejado, destacando a sua face menos conhecida: a de professor. Mário de Andrade tem seu nome ligado à educação, como professor de música no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, como o missivista-conselheiro de Oneyda Alvarenga e Fernando Sabino, entre outros jovens em início de carreira, e como responsável pela implementação dos Parques Infantis na cidade de São Paulo, fato que completa, neste ano, 70 anos.
Editorial
Agueda Bernadete Bittencourt
Dossiê
Apresentação- A escola e sua materialidade: o desafio do trabalho e a necessidade da interlocução
Maria Cristina Menezes
Cultura de escola: entre as coisas e as memórias
Rogério Fernandes
Las culturas de la escuela en España. Tres cortes historiográficos
Agustín Escolano Benito
Inés Dussel
Margarida Louro Felgueiras
Os arquivos escolares e pesquisa histórica: fontes para o estudo da educação brasileira
Maria João Mogarro
Arquivos escolares e pesquisa histórica: fontes para o estudo da educação brasileira
Carmen Sylvia Vidigal Moraes, Iomar Barbosa Zaia, Maria Cristina Vendramento
Cultura material escolar: o papel da arquitetura
Pedro Paulo Funari, Andrés Zarankin
Apontamentos para uma metodologia em cultura material escolar
Laerthe de Moraes Abreu Junior
Artigos
Diane Valdez
Patrimolialismo e educação: autoridade doméstica e práticas docentes
Raquel Pereira Chainho Gandini
O cotidiano e o não-cotidiano na idade pré-escolar
Gisele Toassa
Psicologia e licenciatura: crenças, dilemas e contribuições
Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla, Fábio Bacchiegga, Tamara Abrão Pina, Mariana Wisnivesky
Diversos e Prosas
Mario de Andrade
Resenhas
Ciclos, seriação e avaliação: confronto de lógicas [FREITAS, Luiz Carlos de]
Eliana Nunes da Silva