| Atualizado em 30/08/2022 - 11:05 Publicação

Pro-Posições - v. 16, n. 3 (48) 2005 Dossiê: Questões sobre a reforma educacional: Argentina, Brasil e Chile

Periódico
Data
Volume
16
Número
3

Esta edição da revista apresenta o dossiê Educação Estética, um tema novo no espaço editorial de educação. Publicar este tema de forma verdadeira implica o exercício da liberdade. Liberdade vivida por um periódico com a coragem de inovar, romper fronteiras, ir além das áreas registradas nas instituições de fomento, guardando coerência com as idéias em movimento no universo do tema em questão.

A liberdade aparece no relato de uma experiência professoral, acordo prazeroso e conflitivo estabelecido para e pelo ato de ensinar, relação quase incestuosa presente na sala de aula. Ou na narrativa do trabalho com crianças em busca da expressão criativa e artística que permeia quase naturalmente o universo infantil antes da intervenção organizadora e controladora dos adultos.

Liberdade novamente expressada nos estudos presentes sobre a alquimia como método de investigação ou como forma de excitação da arte de imaginar com vistas à criação.

Numa coleção de estudos sobre educação estética, onde os sentidos são tocados e estimulados de diversas formas, as imagens leves, colocridas e voadoras de Chagall e El Greco arcam o lugar da arte na interpretação do mundo.

Além do dossiê, os demais artigos desta edição cobrem importantes temas do universo educacional. Não se pode deixar de destacar a oportunidade da publicação do ensaio: A metamorfose da etnia em raça de Octavio Ianni e a reedição de As "rocinhas" do Bom Retiro , fragmento do livro: Folclore e mudança social na cidade de São Paulo de Florestan Fernandes, há muito tempo ausente nas livrarias e bibliotecas.

Agueda Bernardete Bittencourt

Editorial

Editorial

Agueda Bernardete Bittencourt

Dossiê

Apresentação

Nora Krawczyk

Educação liberal em estados autocráticos burgueses

Vera Lucia Vieira

Balance y perspectivas de la reforma educativa chilena de los 90'

Sebastián Donoso Díaz

La educación argentina en el contexto de las transformaciones de los años 90

Guillermina Tiramonti

Os números do financiamento da educação no Brasil

José Marcelino de Rezende Pinto

Disimetría entre intenciones y realizaciones educativas. Una expresión en la actual reforma del curriculum en Chile

M. Angélica Oliva

Eliminação Adiada: novas formas de exclusão introduzidas pelas reformas

Luiz Carlos de Freitas

Reforma de la Educación Superior y transformaciones en el campo académico en Argentina

Claudio Suasnábar

Artigos

As relações entre saberes cotidiano e escolar presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática

Alexandrina Monteiro e Adair Mendes Nacarato

Pedagogia e a formação de professores(as) de Educação Infantil

Tizuko Morchida Kishimoto

Trajetórias de professores da Educação Profissional

Aparecida Neri de Souza

O discurso dos experts na constituição das identidades infantis e de gênero na mídia impressa brasileira

Cláudia Amaral dos Santos

Transmissão e Ensino: do mecânico ao pedagógico

Yves Schwartz

Diversos e Prosas

A propósito da investigação sobre a questão da culpa

Max Weber

Resenhas

A higienização dos costumes: educação escolar e saúde no projeto do Instituto de Hygiene de São Paulo (1918-1925) [ROCHA, Heloísa Helena Pimenta, Campinas: Mercado de Letras e São Paulo: Fapesp, 2003, 272 p.]

Diane Valdez

Tuneu, Tarsila e outros mestres... o aprendizado da arte como um rito da iniciação [ALBANO, Ana Angélica. São Paulo: Plexus Editora, 1988. 192 p.]

Roberto Carvalho de Magalhães