| Atualizado em 30/08/2022 - 11:05 Publicação

Pro-Posições - v. 16, n. 3 (48) 2005 Dossiê: Questões sobre a reforma educacional: Argentina, Brasil e Chile

Periódico
Volume
16
Número
3

Esta edição da revista apresenta o dossiê Educação Estética, um tema novo no espaço editorial de educação. Publicar este tema de forma verdadeira implica o exercício da liberdade. Liberdade vivida por um periódico com a coragem de inovar, romper fronteiras, ir além das áreas registradas nas instituições de fomento, guardando coerência com as idéias em movimento no universo do tema em questão.

A liberdade aparece no relato de uma experiência professoral, acordo prazeroso e conflitivo estabelecido para e pelo ato de ensinar, relação quase incestuosa presente na sala de aula. Ou na narrativa do trabalho com crianças em busca da expressão criativa e artística que permeia quase naturalmente o universo infantil antes da intervenção organizadora e controladora dos adultos.

Liberdade novamente expressada nos estudos presentes sobre a alquimia como método de investigação ou como forma de excitação da arte de imaginar com vistas à criação.

Numa coleção de estudos sobre educação estética, onde os sentidos são tocados e estimulados de diversas formas, as imagens leves, colocridas e voadoras de Chagall e El Greco arcam o lugar da arte na interpretação do mundo.

Além do dossiê, os demais artigos desta edição cobrem importantes temas do universo educacional. Não se pode deixar de destacar a oportunidade da publicação do ensaio: A metamorfose da etnia em raça de Octavio Ianni e a reedição de As "rocinhas" do Bom Retiro , fragmento do livro: Folclore e mudança social na cidade de São Paulo de Florestan Fernandes, há muito tempo ausente nas livrarias e bibliotecas.

Agueda Bernardete Bittencourt

Agueda Bernardete Bittencourt

Dossiê

Nora Krawczyk