
A Revista Pro-Posições apresenta a seus leitores um dossiê sobre Educação e política: novas configurações nas práticas de militância, fruto de pesquisas em vários centros no Brasil e na Argentina. O tema do engajamento social e político, de relevância e atualidade, é tratado de forma original e rigorosa pelos diferentes autores; desse modo, o engajamento militante é abordado dentro de um diálogo entre as Ciências Sociais, a Psicologia e a Educação, que enriquece sobremaneira a discussão sobre a militância e as formas de engajamento nas sociedades democráticas. Esta publicação constitui-se em material de referência para os pesquisadores do tema e contribui para uma discussão cada vez mais necessária nas sociedades contemporâneas, especialmente nos sistemas educativos, que foram o setor mais impactado pelo sucesso do discurso favorável ao associativismo social durante a década de 1990. Completam este número análises de problemas educacionais brasileiros, nos seus diferentes níveis de ensino; um artigo em que é “revisitada” a obra de Cecília Meireles; e um ensaio que destaca a importância da ação educativa dos museus de Filadélfia. A seção Diverso e Prosa presta uma homenagem ao Professor Luiz Dantas, através de um texto que é um convite para conhecer as suas obras. Boa leitura!
Vicente Rodriguez
SUMÁRIO
Dossiê: Educação e Política: Novas Configurações nas Práticas de Militância
. Editorial
Luci Banks-Leite
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000200001
. Apresentação
Engelmann Fabiano
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000200002
. Disposições a militar e lógica de investimentos militantes
Ernesto Seidl
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000200003
. Expertise jurídica y capital militante: reconversiones de recursos escolares, morales y políticos entre los abogados de derechos humanos en la Argentina
Virginia Vecchioli
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000200004
. “Isso é política, meu!” socialização militante e institucionalização dos movimentos sociais
Rosangela Carrilo Moreno
Ana Maria F. Almeida
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000200005
. Os usos da educação no militantismo ambientalista
Wilson José Ferreira de Oliveira
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000200006
. Construindo a legitimidade: reflexões sobre as transformações das práticas de militância no movimento sindical
Kimi Tomizaki
Maurício Rombaldi
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000200007
. Educação, militantismo católico e filosofia no Brasil
Daniela Maria Ferreira
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000200008
. Da militância ao estudo do militantismo: a trajetória de um politólogo – Entrevista com Bernard Pudal
Kimi Tomizaki
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000200009
Artigos
. Políticas públicas de inclusión en la educación superior los casos de Argentina y Brasil
Adriana Chiroleu
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000200010
. Processos formativos constituídos no interior das instituições de Educação Infantil: uma experiência de formação continuada
Cristiane Antunes Espíndola Zapelini
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000200011
. Um estudo das edições de Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles
Norma Sandra de Almeida Ferreira
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000200012
. ProUni e UAB como estratégias de EAD na expansão do Ensino Superior
Stella Cecília Duarte Segenreich
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000200013
Ensaio
. A vocação pedagógica dos museus de Filadélfia
Roberto Carvalho de Magalhães
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000200014
Diverso e Prosa
. Amar sem aulas práticas: apresentação
Miriam V. Gárate
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000200015
Leituras e resenhas
. Vozes roubadas: diários de guerra
Zeila de Brito Fabri Demartini
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000200016