| Atualizado em 23/08/2022 - 08:43 Publicação

Pro-Posições - v. 21, n. 2 (62) 2010 Dossiê: Entrelugares do corpo e da arte

Periódico
Data
Volume
21
Número
2

O dossiê sobre corpo e arte apresentado neste número da Pro-Posições navega entre precisão e poesia nessa temática complexa, provocando um debate polêmico na área. Educação e arte remetem-nos a corpo em suas inúmeras dimensões: natureza, sociedade, ciência, tecnologia, expressão, processo de criação, linguagem, estética. Os artigos compõem um dossiê original e instigante, fazendo interlocução com pensadores e pensadoras de distintas viagens epistemológicas tais como Hannah Arendt, Deleuze, Jung, Merleau-Ponty, Carybé e Nureyev.
As organizadoras do dossiê pretendem “que os leitores e as leitoras usufruam das reflexões aqui compartilhadas e que estas, oriundas de uma fecunda hibridação de campos de conhecimento, possam iluminar as pesquisas e as práticas que estão acontecendo nos espaços entre, sem a intenção de chegar a conclusões definitivas, mas de partilhar, com o poeta, a ‘inexplicável poesia da vida’”.
Diz Ferreira Gullar que a arte é necessária, pois a vida só não basta.
Este número da Pro-Posições também traz uma importante resenha e leitura de um livro que consolida a mais recente interface com a educação, a antropologia. 
Temos ainda quatro artigos: juventude e subjetivação, professores e memória, escola e diferença, estatística e administração.
O Diverso e Prosa, como não poderia deixar de ser, é originalíssimo e deu o tom ao editorial primoroso, assinado pela editora da revista, Luci Banks. Pela primeira vez traduzido no Brasil, o artigo, também no campo da arte, foi escrito pela fílósofa da educação, hoje com 90 anos de idade, Maxine Greene, professora emérita do Teachers College, da Universidade de Columbia (NY).
Finalizo, parafraseando a professora Marina Célia Moraes Dias, que fez a brilhante apresentação de Maxine Greene: reservo ao leitor e à leitora o prazer da descoberta deste número da Pro-Posições.

Ana Lúcia Goulart de Faria

SUMÁRIO
Dossiê: Entrelugares do corpo e da arte

. Editorial

Luci Banks-Leite
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000200001

. Apresentação
Márcia Strazzacappa
Ana Angélica Albano
Eliana Ayoub

https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000200002

. La palabra corporizada
Luis Porter
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000200003

. O corpo entre a ação e a contemplação na sociedadelaboratório
Rogério Moura
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000200004

. Educação somática: limites e abrangências
José Antonio de Oliveira Lima
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000200005

. O encontro entre dança e educação somática como uma interface de questionamento epistemológico sobre as teorias do corpo
Eloisa Domenici
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000200006

. Corpo, gestos e expressão: notas sobre uma ontologia sensível em Merleau-Ponty
Terezinha Petrucia da Nóbrega
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000200007

. Dança, corpo e desenho: arte como sensação
Carlos José Martins
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000200008

. Jung e a arte
Christian Gaillard
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000200009

. Com a cabeça nas nuvens
Roberto Gambini
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000200010

Artigos
. Guerrilheiros ou sacerdotes? Professores de história, consciência histórica e construção de identidades

Caroline Pacievitch
Luis Fernando Cerri

https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000200011

. Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração
Daielly Melina Nassif Mantovani
Adriana Backx Noronha Viana
Maria Aparecida Gouvêa

https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000200012

. Do trabalho coletivo na escola: encontros na diferença
Laura Noemi Chaluh
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000200013

. Escola, Orkut e juventude conectados: falar, exibir, espionar e disciplinar
Shirlei Rezende Sales
Marlucy Alves Paraíso

https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000200014

Diverso e Prosa
. Maxine Greene: apresentação

Marina Célia Moraes Dias
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000200015

. A arte e a busca por justiça social
Maxine Greene
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000200016

Leituras e Resenhas
. Por uma Antropologia da Educação no Brasil

Neusa Maria Mendes de Gusmão
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000200017