
O dossiê deste número, coordenado pelo Prof. Luis Behares, da Universidad de la República, em Montevidéu, apresenta um tema de alta relevância no momento atual: “Educação fronteiriça Brasil/Uruguai: línguas e sujeitos de fronteiras”. Os estudos de autores que se consagram a esse assunto trazem resultados de suas pesquisas empíricas e reflexões de grande interesse para as pessoas diretamente envolvidas nessa área e também para todos os que, de diferentes modos, abordam, em suas investigações, temas relativos à linguagem e suas variantes. Mais precisamente, esses textos contribuem, de forma substantiva, para a discussão de inúmeros problemas relativos à educação bilíngue em sua dimensão histórica, em seus aspectos políticos e sociais, bem como de questões que ultrapassam essa temática, como a própria noção — ou noções — de língua e “sentidos de identidade” e suas consequências para a educação.
Além desses, cinco artigos tratam de questões de avaliação, de currículos, e um discute a distinção entre formação e treinamento, privilegiando uma perspectiva filosófica e ergonômica.
Na seção Diverso e Prosa, um texto de 1937, de Marcel Mauss, sobre a Sociologia da Infância é apresentado por M. Fournier, grande estudioso da obra desse famoso sociólogo que desenvolveu sua obra na primeira metade do século XX.
E, por fim, duas resenhas apresentam livros recentes: Escola e destinos femininos, de Graziela Serroni Perosa, professora da ECA-USP; e Figuras do infantil. A psicanálise na vida cotidiana com as crianças, de Leandro de Lajonquière, professor da Faculdade de Educação, também da USP.
Luci Banks-Leite
SUMÁRIO
Dossiê: Educação Fronteiriça Brasil/Uruguay. línguas e sujeitos
. Editorial
Luci Banks-Leite
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300001
. Apresentação
Luis Ernesto Behares
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300002
. Educación bilingue de frontera y políticas lingüísticas em Uruguay
Claudia Brovetto
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300003
. Contribuições da sociolinguística ao ensino do português em comunidades bilíngues do norte do Uruguai
Ana Maria Carvalho
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300004
. Lengua y sujeto em las investigaciones acerca de la frontera uruguaya com Brasil: apuntes sobre sus determinaciones teóricas
Juan Manuel Fustes
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300005
. Espaço de enunciação fronteiriço e processos identitários
Eliana Rosa Sturza
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300006
. O que ou quem sou eu, afinal de contas? Sou brasileiro ou uruguaio, professor?
Regina Maria de Souza
Alexandre Filordi de Carvalho
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300007
Artigos
. Discursos sobre homossexualidade e gênero na formação docente em biologia
Leandro Corsico Souza
Nilson Fernandes Dinis
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300008
. A dança é uma manifestação artística que tem presença marcante na cultura popular brasileira
Lívia Tenório Brasileiro
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300009
. Formar, não treinar: o lugar da palavra
Maria Inês Rosa
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300010
. Mapa conceitual: seu potencial como instrumento avaliativo
Nadia Aparecida de Souza
Evely Boruchovitch
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300011
. Avaliação e progressão continuada: o que a realidade desvela
Regiane Helena Bertagna
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300012
. O ensino da promoção da saúde na graduação de fonoaudiologia na cidade de São Paulo
Isis Alexandrina Casanova
Ana Alcídia de Araújo Moraes
Lidia Ruiz-Moreno
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300013
Diverso e Prosa
. Três observações sobre a sociologia da infância
Marcel Mauss
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300014
Leituras e Resenhas
. Escola e destinos femininos: São Paulo, 1950/1960
Gláucia M. M Martins
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300015
. A psicanálise na vida cotidiana com as crianças
Marcia Regina Fogaça
https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300016