| Atualizado em 23/08/2022 - 08:41 Publicação

Pro-Posições - v. 22, n. 1 (64) 2011 Dossiê: Histórias e sentidos da leitura para professores em formação

Periódico
Data
Volume
22
Número
1

“Histórias e sentidos da leitura para professores em formação” é o título do dossiê organizado por Roseli Aparecida Cação Fontana, que integra o presente número da Revista Pro-Posições. Privilegiando a noção de leitura como prática social e histórica, o dossiê reúne sete textos de pesquisadores de diferentes áreas de ensino, que trazem para discussão questões relacionadas à materialidade e à memória da língua; às condições de produção da leitura; às histórias de leitura e à configuração dos modos de ler dos leitores; às relações intersubjetivas; aos objetivos e às mediações no ato de ler. Se os estudos se voltam para o campo das relações escolares e se baseiam em material empírico referente a diversas instâncias da escola como instituição social, a escolarização é tomada como um dos contextos de produção da leitura. As análises apontam para as condições extraescolares, que são também constitutivas das práticas de leitura de professores e alunos e, ao mesmo tempo, são por elas afetadas. A apresentação de Roseli Fontana explicita o ponto de vista teórico e analítico que sustenta os seis primeiros textos do dossiê e comenta sobre a especial contribuição dos colegas espanhóis na abordagem do tema.

Em se falando de leitores, os que gostam de ler e os que gostam de ensinar a ler podem encontrar inspirações na resenha do livro Literatura e outras linguagens. Ainda na sessão Resenhas, poderão conhecer A educação infantil como projeto da comunidade, relato de uma experiência desenvolvida em San Miniato, na Itália, que enfatiza a participação das crianças e das famílias como protagonistas do processo educacional.

Entre os textos do dossiê e a resenha, quatro artigos convocam-nos à leitura e à problematização de outras questões relevantes, em que ressaltam temas relacionados a linguagem e corpo: uma discussão sobre o prestígio das narrativas na contemporaneidade e a não transparência da linguagem, com base em textos de Merleau-Ponty e Nietszche; sexualidade, gênero, narrativas de si e aspectos da transformação dos discursos sobre a paternidade; uma reflexão sobre o estatuto do corpo, as práticas corporais e o comportamento mimético, com base na Teoria Crítica de Adorno; um estudo sobre a educação do corpo e as colônias de férias como práticas derivadas do (e alternativas ao) espaço urbano. 

Ainda neste número, Diverso e Prosa apresenta-nos as “Nove teses”, de Jens Qvortrup. O texto faz parte do relatório de pesquisa pioneira sobre a Infância como fenômeno social, realizada no período de 1987 a 1992, na Noruega. Nesse texto, ele defende a necessidade de considerar a infância na estrutura social da sociedade moderna, aponta para a importância de atentar para o conjunto das macroforças que influenciam as vidas das crianças e argumenta sobre as fecundas implicações de uma mudança conceitual.

Que o conjunto de textos aqui reunidos possa instigar, afetar e fazer parte da história de leitura dos leitores.

Ana Luiza Bustamante Smolka

SUMÁRIO
Dossiê: Histórias e Sentidos da Leitura para Professores em Formação

. Editorial

Luci Banks-Leite
https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000100001

. Apresentação
Roseli A. Cação Fontana
https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000100002

. O "fato da língua" na materialidade da leitura
M. Onice Payer
https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000100003

. Leitura e formação inicial de professores: sentidos, memória e história a partir da perspectiva discursiva
Filomena Elaine P. Assolini
https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000100004

. Memórias de leitura, lugar de leitor e conhecimento na formação inicial de docentes
Márcia Dresch
Tatiana Bolívar Lebedeff
Adriana Dickel

https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000100005

. Histórias de leitura: produzindo sentidos sobre ciência e tecnologia
Suzani Cassiani
Irlan von Linsingen
Patricia Montanari Giraldi

https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000100006

. Em defesa da leitura de textos históricos na formação de professores de ciências
Odisséa Boaventura de Oliveira
https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000100007

. Dispositivo analítico para compreensão da leitura de diferentes tipos textuais: exemplos referentes à Física
Maria José P. M. de Almeida
Thirza Pavan Sorpreso

https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000100008

. Leer múltiples documentos para escribir textos académicos em la universidad: o cómo aprender a leer y escribiren el lenguaje de las disciplinas
Montserrat Castelló
Gerardo Bañales Faz
Norma Alicia Vega López

https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000100009

Artigos
. (In)comunicabilidade e tolerância na educação. Notas a partir de Nietzsche e Merleau-Ponty

Cleber Gibbon Ratto
Paula Corrêa Henning

https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000100010

. Paternidade e saúde reprodutiva: discursos de jovens em documentários autobiográficos
Geraldo Pereira Junior
Vera Helena Ferraz de Siqueira
Luiz Augusto Rezende

https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000100011

. Mimesis e rememoração da natureza no sujeito em Theodor W. Adorno: para pensar a educação do corpo na escola
Jaison José Bassani
Alexandre Fernandez Vaz

https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000100012

. Uma educação pela natureza: vida ao ar livre e métodos terapêuticos nas colônias de férias infantis do Estado de São Paulo (1940)
André Dalben
Carmen Lúcia Soares

https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000100013

. Currículo e saberes escolares: ambiguidades, dúvidas e conflitos
Marcílio Souza Júnior
Eliete SantiagoMarcelo Tavares

https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000100014

Diverso e Prosa
. Nove teses sobre a "infância como um fenômeno social"

Jens Qvortrup
https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000100015

Leituras e Resenhas
. Literatura e outras linguagens

Maria Helena Cruz Pistori
https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000100016

. A educação infantil como projeto da comunidade: crianças, educadores e pais nos novos serviços para a infância e a família: a experiência de San Miniato
Marta Regina Paulo da Silva
https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000100017