
A revista Pro-Posições tem primado por publicar diversas seções que contemplam instigantes reflexões. O presente número traz um dossiê com a temática “corpo”, explorada em textos de autores nacionais e internacionais. Recorrendo a dimensões, a documentos e a experiências singulares do Brasil, do México e da Argentina, estes textos problematizam formas de conceber, construir, controlar, vigiar, vestir o corpo, num recorte temporal – final do século XIX e início do século XX. Através do viés histórico, anunciam e denunciam a produção de novas racionalidades; novos modos de viver; novas sensibilidades e sociabilidades que o corpo assume na modernidade, inserindo-o em uma rede de interações. Reflexões que explicitam projetos que visavam a regular e a ordenar os corpos para um determinado projeto de sociedade.
Por sua vez, a seção de artigos traz temáticas significativas do cenário educacional: interculturalidade e escola, Gramsci e os intelectuais, formação pedagógica no ambiente moodle, corporeidade e multiculturalismo.
Em Leituras e Resenhas, há dois trabalhos que se debruçam sobre os livros Formação de professores para a diversidade e Em busca da forma-educação infantil.
Na seção Diverso e Prosa, convido o leitor a vivenciar a “arte de passear” como um exercício estético (parafraseando Karl Gottlob Schelle) e a acompanhar os extratos da obra Orbis Pictus, de Jean Amós Comenius, e os comentários de Carlos E. Miranda. Para Miranda, esta obra desmistifica o uso da imagem na educação escolar e na produção de conhecimento como algo presente apenas na sociedade industrial; destaca ainda sua importância para a educação contemporânea nas nossas experiências como professores.
Maria Helena Salgado Bagnato
SUMÁRIO
Dossiê: Pedagogias, Racionalidades e Representações do/sobre o Corpo (XIX-XX)
. Editorial
Luci Banks-Leite
https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000300001
. Apresentação
Luciano Mendes de Faria Filho
https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000300002
. Temperar a alma, retemperar os músculos: corpo e História da Educação em Afranio Peixoto
José G. Gondra
https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000300003
. Representaciones del cuerpo infantil em los libros de texto mexicanos, 1880 - 1940
Lucia Martínez Moctezuma
https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000300004
. Práticas corporais em Juiz de Fora (1876 - 1915)
Carlos Fernando Ferreira da Cunha Junior
https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000300005
. Nascer de novo na cidade-jardim da República: Belo Horizonte como lugar de cultivo de corpos (1891-1930)
Andrea Moreno
Tarcísio Mauro Vago
https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000300006
. As roupas destinadas aos exercícios físicos e ao esporte: nova sensibilidade, nova educação do corpo [Brasil, 1920 - 1940]
Carmen Lúcia Soares
https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000300007
. Cuerpos femininos em movimiento o acerda de los significados sobre la salud y la enfermedad afines del siglo XIX em Argentina
Pablo Ariel Scharagrodsky
https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000300008
Artigos
. Interculturalidade e o papel da escola na atualidade: reflexões a partir do filme "Entre os muros da escola"
Nunes Flaviana Gasparotti
https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000300009
. Gramsci, os intelectuais e suas funções científico-filosófica, educativo-cultural e política
Marcos Francisco Martins
https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000300010
. Formação pedagógica na pós-graduação em saúde no ambiente Moodle: um compromisso social
Lidia Ruiz Moreno
Maria Cecília Sonzogno
https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000300011
. A influência de condições especiais de corporeidade na construção comunicativa de consensos
Gustavo Luis Gutierrez
Marco Antonio Bettine de Almeida
Renato Francisco Rodrigues Marques
https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000300012
. Educação escolar e o multiculturalismo intercultural: crítica a partir de Simone de Beauvoir
Sandra Soares Della Fonte
Robson Loureiro
https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000300013
Diverso e Prosa
. Orbis Pictus
Carlos Eduardo Albuquerque Miranda
https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000300014
Leituras e Resenhas
. Formação de professores para a diversidade: enfrentando o desafio
Guilherme Welter Wendt
Raphael Castanheira Scholl
https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000300015
. Em busca da forma-educação infantil
Viviane Drumond
https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000300016