
A Revista Pro-Posições, em seus mais de 20 anos de existência, tem se dedicado a divulgar a produção acadêmica na área da Educação, em interface com outros campos de conhecimento. Nessa trajetória, diversos temas têm sido debatidos em profundidade e, neste número, apresentamos o dossiê intitulado “Entre saberes e práticas docentes”, organizado pelo Prof. Dr. Anderson Araújo-Oliveira, da Université du Québec en Abitibi-Témiscamingue, no Canadá, cuja problemática se situa no contexto mundial mais amplo de discussão das reformas educativas que vêm ocorrendo desde meados dos anos 1990.
Qual o papel e a importância que professores e futuros professores atribuem aos diversos saberes que constituem suas práticas docentes? Quais os saberes efetivamente ensinados e aprendidos e as finalidades subjacentes às práticas docentes realizadas? Quais as visões socioeducativas que emergem das situações de ensino-aprendizagem que professores e futuros professores planejam e realizam? Quais os dispositivos a que eles recorrem em suas classes e qual o conteúdo das reflexões de professores e futuros professores em suas intervenções? Estas são algumas das várias questões apresentadas pelo organizador do dossiê, as quais são abordadas pelos autores que o compõem, sem a pretensão de serem respondidas, mas colocando em cena diversas experiências desenvolvidas em diferentes países, como Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos e França. Portanto, estamos diante de um rico material de pesquisa, desenvolvido em contextos bem diversos, abrindo a possibilidade de construção de um olhar amplo e complexo a respeito dos saberes e das práticas docentes.
Trazemos, igualmente, artigos sobre diferentes temáticas relacionadas à Educação Infantil, ao cotidiano de uma escola pública de periferia, ao ensino de Arte, à carreira docente e ao ensino de Matemática.
Na seção Diverso e prosa, este número da Pro-Posições presenteia-nos, ainda, com uma instigante entrevista realizada com a célebre pesquisadora alemã Janette Friedrich, da Universidade de Genebra, que nos convida a conhecer e admirar sua “trajetória em meio às transformações do mundo contemporâneo”.
Para finalizar, em Leituras e resenhas, apresentamos duas resenhas de obras de autoras brasileiras, cujas discussões julgamos muito pertinentes para pensar a educação de meninas, bem como o tema da sexualidade.
Desejamos aos nossos leitores e leitoras que desfrutem dos escritos aqui compartilhados.
SUMÁRIO
Dossiê: Entre Saberes e Práticas Docentes
. Editorial
Ana Maria Fonseca de Almeida
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000100001
. Apresentação
Anderson Araújo-Oliveira
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000100002
. As representações quanto ao lugar dos saberes na educação histórica, manifestadas durante o debate em torno do novo currículo de história no Quebec (2006-2010)
Vincent Boutonnet
Jean-François Cardin
Marc-André Éthier
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000100003
. Les représentations quant à la place des savoirs dans l'éducation historique telle qu'elles se sont manifestées lors du débat concernant le nouveau programme d'histoire au Québec (2006-2010)
Vincent Boutonnet
Jean-François Cardin
Marc-André Éthier
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000100003
. O papel secundário dos saberes disciplinares no discurso dos futuros professores do primário: reflexo da relação estabelecida com as finalidades da escola?
Johanne Lebrun
Yves Lenoir
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000100004
. La place secondaire des savoirs disciplinaires dans le discours de futurs enseignants québécois du primaire : le reflet d'un rapport aux finalités de l'école?
Johanne Lebrun
Yves Lenoir
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000100004
. Interlocuções e saberes docentes em interações on-line: um estudo de caso com professores de Matemática
Marcelo A. Bairral
Arthur B. Powell
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000100005
. Professores de escolas primárias na França e ensino de Geografia: saberes escolares disciplinares e práticas de ensino
Thierry Philippot
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000100006
. Práticas de ensino em projetos de educação patrimonial: a produção de saberes educacionais
Maria Carolina Bovério Galzerani
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000100007
. Saberes docentes em formação. A pesquisa e a prática de ensino nas licenciaturas em Ciências Biológicas e História
Sandra Escovedo Selles
Everardo Paiva de Andrade
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000100008
. Uso del tiempo e interacciones em la sala de clases. Um estudio de casos em Chile
Sergio Martinic
Claudia Vergara
David Huepe
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000100009
Artigos
. Relações de idade e geração na Educação Infantil: ou porque é bem mais melhor a gente ser grande
Patrícia Dias Prado
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000100010
. Que geometria ensinar? uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças
Wagner Rodrigues Valente
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000100011
. O ensino contemporâneo da Arte e a Hipótese de Bergala: diálogos e convergências
Greice Cohn
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000100012
. A pouca atratividade da carreira docente: um estudo sobre o exercício da profissão entre egressos de uma Licenciatura em Matemática
Romélia Mara Alves Souto
Paulo Henrique Apipe Avelar de Paiva
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000100013
. Cotidiano de combate: imagens subvertidas em uma escola pública da cidade de Campinas
Alexsandro Aparecido Sgobin
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000100014
Diverso e Prosa
. Uma trajetória em meio às transformações do mundo contemporâneo: entrevista com Janette Friedrich
Luci Banks-Leite
Mauricio Ernica
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000100015
Leituras e Resenhas
. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer
Alex Barreiro
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000100016
. Barbie e sua história: gênero, infância e consumo
Helena Altmann
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000100017