| Atualizado em 23/08/2022 - 08:20 Publicação

Pro-Posições - v. 24, n. 2 (71) 2013 Dossiê: Formação docente para a diversidade: dilemas, desafios e e perspectivas no diálogo entre Ant

Periódico
Data
Volume
24
Número
2

Este número da revista Pro-Posições apresenta o dossiê “Formação docente para a diversidade: dilemas, desafios e perspectivas no diálogo entre Antropologia e Educação”, organizado por Neusa Gusmão. A diversidade na educação, amplamente divulgada nos projetos governamentais, é, na realidade, pouco praticada nas escolas, que insistem, ainda, na homogenização dos conteúdos, independentemente do público a que atendem. Esta situação evidencia uma lacuna na formação de professores que os autores reunidos neste dossiê discutem a partir de pesquisas que destacam o lugar da Antropologia no diálogo com a educação. Os artigos cruzam fronteiras entre países - Brasil, Argentina e Portugal - e, também, entre cidades brasileiras, apresentando experiências que vão desde as desenvolvidas com professores de uma escola estadual do Rio de Janeiro até outras do extremo norte do País, em comunidades indígenas em Oximirá no Pará.

Na seção Artigos, a diversidade também se faz presente, trazendo temas relevantes para o campo da educação em diferentes áreas: saúde e velhice, políticas públicas, leitura e infância, iniciação artística e natalidade.Em Leituras e Resenhas, três livros são apreciados: uma publicação norte-americana, Grant Wood: A Life, e duas brasileiras, De longe e de perto: crítica ao discurso acadêmico territorializado e Educação e Cultura: Brasil e Japão.Importante dar destaque ao Diverso e Prosa, que traz, neste número, o Boletín de la Escuela Moderna, de Ferrer Guardia, publicado em Barcelona em 1091. O texto é comentado na brilhante apresentação de Sílvio Gallo: “Francisco Ferrer Guardia: o mártir da Escola Moderna”. O destaque faz-se necessário, considerando-se que a figura de Ferrer é pouco conhecida no Brasil, sendo raramente citada nos livros de História da Educação. Nas últimas décadas, apenas dois artigos sobre Ferrer foram publicados em periódicos brasileiros, nenhum deles recentemente: “Francisco Ferrer e a pedagogia libertária”, de Maurício Tragtenberg, publicado no primeiro número de Educação e Sociedade, em 1978; e “Educação e Liberdade: a experiência da Escola Moderna de Barcelona”, de Sílvio Gallo, que compôs o número 9 de Pro-Posições, em 1992.

Com esta publicação, esperamos despertar novos interesses pela obra de Ferrer, “tão emblemática quanto desconhecida entre nós”.

SUMÁRIO
Dossiê: Formação docente para a diversidade: dilemas, desafios e perspectivas no diálogo entre antropologia e educação
. Editorial

Ana Maria F. Almeida
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000200001

. Apresentação
Neusa M. Mendes de Gusmão
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000200002

. O lugar da antropologia na formação docente: um olhar a partir das Escola Normais
Amurabi de Oliveira
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000200003

. "Você sabe como é, eles não estão acostumados com antropólogos!": uma análise etnográfica da formação de professores
Rodrigo Rosistolato
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000200004

. Etnoeducação patrimonial - reflexões antropológicas em torno de uma experiência de formação de professores
Gilmar Rocha
Adriana Russi
Johnny Alvarez

https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000200005

. Quando a antropologia se defronta com a Educação: formação de professores índios no Brasil
Luís Donisete Benzi Grupioni
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000200006

. Enfoque etnográfico y formación docente: aportes para el trabajo de enseñanza
Laura Cerletti
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000200007

. Cruzando fronteiras: entre a Antropologia e a Educação no Brasil e na Argentina
Sandra Pereira Tosta
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000200008

. Etnobiografias e descoberta de si: uma proposta da Antropologia da Educação para a formação de professores para a diversidade cultural
Ricardo Vieira
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000200009

Artigos
. Educação, infância e leitura: contribuições da teoria dos processos civilizadores de Norbet Elias

Juliana Bernardes Tozzi
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000200010

. O infame solitário: o que o documentário Solitário Anônimo pode acrescentar aos debates sobre educação em saúde?
Ana Claudia Coelho de Oliveira
Vera Helena Ferraz de Siqueira

https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000200011

. A propagação de novos modos de regulação no sistema educacional brasileiro: o Plano de Ações Articuladas e as relações entre as escolas e a União
Marisa Ribeiro Teixeira Duarte
Déborah Saib Junqueira

https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000200012

. No exercício da arte: o professor criador. Diálogo entre o fazer artístico e a prática pedagógica
Thereza Peric
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000200013

. Natalidade e educação: reflexões sobre o milagre do novo na obra de Hannah Arendt
Vanessa Sievers de Almeida
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000200014

Diverso e Prosa
. Francisco Ferrer Guardia: o mártir da Escola Moderna
Sílvio Gallo
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000200015

. Boletín de La Escuela Moderna
Francico Ferrer Guardia
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000200016

Leituras e Resenhas
. De longe e de perto: crítica ao discurso acadêmico territorializado

Marco Antonio Coelho Bortoleto
Maria Luisa Bellotto

https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000200017

. Educação e cultura: Brasil e Japão
Sumiko Nishitani Ikeda
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000200018

. Grant Wood: uma vida
Roberto Carvalho de Magalhães
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000200019

Errata
https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000200020