Roberta Rabello Fiolo Pozzuto | Atualizado em 19/08/2022 - 10:06 Publicação

Pro-Posições - v. 29, n.1 (86) 2018

Periódico
Data
Volume
29
Número
1

O dossiê "Vertentes da Educação Inclusiva", organizado pela Profa. Maria Beatriz Ferreira, traz experiências de pesquisadores em diferentes processos inclusivos, apontando dificuldades e avanços. Também traz o primeiro artigo oriundo da fusão com a revista canadense "Critical Literacy", cujos textos agora serão submetidos, avaliados e publicados  pela Pro-Posições em uma nova seção de mesmo nome. Nesse mesmo número há relevantes artigos de submissão espontânea, uma entrevista com Anne Muxel; e,  em forma de agradecimento, foi publicada a nominata de todos os pareceristas ad hoc que contribuiram de forma significativa com a Pro-Posições em 2017.

 

---------------------------

SUMÁRIO

Dossiê "Vertentes da Educação Inclusiva" / Dossier "Paths of Inclusive Education"

. Apresentação: Vertentes da Educação Inclusiva / Paths of Inclusive Education
Maria Beatriz Rocha Ferreira
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0128
     
. Caminos y prácticas evaluativas en la educación especial: experiencias en Brasil y Argentina
Morgana de Fátima Agostini Martins
Carina Viviana Kaplan
Marta Liliana Sipes

https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0116

. Pedagogização da literacy e alunos indígenas Guarani e Kaiowá de Dourados/MS
Marilda Moraes Garcia Bruno
Ilma Regina Castro Saramago de Souza

https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0131
      
. Políticas públicas de Ação Afirmativa para indígenas na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul: a visão dos implementadores
Erika Kaneta Ferri
Maria Helena Salgado Bagnato

https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0133
      
. Política de cotas, currículo e a construção identitária de alunos de Medicina de uma universidade pública.
Christiane Curvelo Wickbold
Vera Siqueira

https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0153
     
Artigos / Articles
     
. Laicidade, Ensino Religioso e religiosidade na escola pública brasileira: questionamentos e reflexões
Gabriela Abuhab Valente
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0108

. Pátria educadora? Uma análise das propostas para o ensino público brasileiro
Kamila Lockmann
Roseli Machado

https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0020
     
. Quem são os idiotas, afinal?
Hamilton Viana Chaves
Osterne Nonato Maia Filho
Maria Susana Vasconcelos Jimenez
Betânea Moreira de Moraes

https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0167
      
. Ensaio sobre a ideia de tempo em Paulo Freire: a presença da duração bergsoniana
Gil Sevalho
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0150
      
. O lugar dos pertencimentos do escritor-adulto na reconstrução das memórias de infância
Ana Maria de Oliveira Galvão
Larissa Maria de Resende Neiva
Mônica Yumi Jinzenji

https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0064
      
. A pesquisa sobre educação, juventude e política: reflexões e perspectivas
Kimi Tomizaki
Marcelo Daniliauskas

https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0126

. Do potencial à ação: o engajamento de jovens em partidos políticos
Ana Karina Brenner
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0120
      
. Partidarismo, ciclos de vida e socialização política no Brasil
Lucas Toshiaki Archangelo Okado
Ednaldo Aparecido Ribeiro
Danilo César Macri Lazare

https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0063
     
. The journey of school knowledge in High School and the concept of refraction
Ivor Goodson
Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos Rosa

https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0052
      
Critical Literacy

. Waiting for Superman: A cultural studies analysis in the nightmare of the present
Gabriel Huddleston
Robert J. Helfenbein

https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0028

      
Leituras e Resenhas / Readings and Reviews

. Elza Freire, a figura feminina da pedagogia freiriana
Marina Milanez de Azevedo São Felicio
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0176

     
 Diverso e Prosa / Diverse and Prose

. Os jovens e a política: do mal-estar a novas formas de expressão na vida pública. Entrevista com Anne Muxel
Kimi Tomizaki
Marcelo Daniliauskas

https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0127
     
Nominata

. Agradecimentos
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0000

 

---------------------------

Submissão de artigos: http://mc04.manuscriptcentral.com/pp-scielo