FE Divulga

Capes - Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt - Chamada 13

Prazo: 31/05/2018

Vão até 31 de maio de 2018 as inscrições para o Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt. Iniciativa da Capes em cooperação com a Fundação Alexander von Humboldt (AvH) da Alemanha, o programa concederá bolsas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento nas modalidades pós-doutorado e pesquisador experiente. A estadia nas universidades alemãs vai de seis a 24 meses. Para esta chamada, o início das atividades propostas deve se dar entre março e novembro de 2019. Saiba mais.

CNPq - Estágio Sênior no Exterior (ESN)

Prazo: 01/06/2018

O CNpq está com chamada aberta para o programa de Estágio Sênior no Exterior (ESN). O segundo cronograma do ano recebe propostas até 01 de junho de 2018. A duração da bolsa é de três a seis meses. Apenas pesquisadores nível 1 do CNPq ou equivalente podem pleitear a bolsa. Para além da bolsa, o CNPq financia auxílio-deslocamento, auxílio-instalação e seguro-saúde. A vigência dos projetos deve ser iniciada entre novembro de 2018 e fevereiro de 2019. Saiba mais.

CNPq - Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE)

Prazo: 01/06/2018

O CNpq está com chamada aberta para o programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE). O segundo cronograma do ano recebe propostas até 01 de junho de 2018. A duração da bolsa é de três a 12 meses, prorrogável por mais 12 meses. Para além da bolsa, o CNPq financia auxílio-deslocamento, auxílio-instalação, seguro-saúde, taxas escolares e taxas de bancadas. A vigência dos projetos deve ser iniciada entre novembro de 2018 e fevereiro de 2019. Saiba mais.

CNPq - Pós-Doutorado no Exterior (PDE)

Prazo: 01/06/2018

O CNpq está com chamada aberta para o programa de Pós-Doutorado no Exterior (PDE). O segundo cronograma do ano recebe propostas até 01 de junho de 2018. A duração da bolsa é de seis a 12 meses, prorrogável por mais 12 meses. Para além da bolsa, o CNPq financia auxílio-deslocamento, auxílio-instalação e seguro-saúde. A vigência dos projetos deve ser iniciada entre novembro de 2018 e fevereiro de 2019. Saiba mais.

CNPq - Doutorado Pleno no Exterior (GDE)

Prazo: 01/06/2018

O CNpq está com chamada aberta para o programa de Doutorado Pleno no Exterior (GDE). O segundo cronograma do ano recebe propostas até 01 de junho de 2018. A duração da bolsa é de até 48 meses. Para além da bolsa, o CNPq financia auxílio-deslocamento, auxílio-instalação, seguro-saúde, taxas escolares, taxas de bancada e pesquisa de campo. A vigência dos projetos deve ser iniciada entre novembro de 2018 e fevereiro de 2019. Saiba mais.

CLACSO - Concurso de ensaios "Desafios para um modelo de desenvolvimento soberano e inclusivo na América Latina"

Prazo: 30/06/2018

O Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) divulgou chamada para o Concurso de Ensaios "Desafios para um modelo de desenvolvimento soberano e inclusivo na América Latina". Os ensaios devem ser inéditos, com até 8 mil palavras, e podem ser escritos individualmente ou em até três autores. Os melhores textos serão publicados em livro digital, para além de receberem prêmio em dinheiro e apoio para participar da Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais e Primeiro Fórum Mundial do Pensamento Crítico CLACSO 2018. Podem participar pesquisadores, professores, estudantes e outros profissionais que residam na América Latina e Caribe e que estejam vinculados às instituições membros do CLACSO. O prazo para submissão se encerra em 30 de junho de 2018Saiba mais.