Estudantes de ensino médio produzem quadro sobre direitos fundamentais em projeto da FE

Obra foi entregue à Pró-Reitoria de Pesquisa durante encerramento do programa Ciência & Arte nas Férias

13/02/2017 | Atualizada 13/02/2017 - 10:09
  • Professora e monitores da FE entregam quadro produzido por alunos do CAF na unidade. Foto: Ascom-Unicamp
  • Professora e monitores da FE entregam quadro produzido por alunos do CAF na unidade. Foto: Ascom-Unicamp

No último dia 3, aconteceu o encerramento da 15ª edição do programa Ciência & Arte nas Férias (CAF). Durante a cerimônia, Gláucia Pastore, pró-reitora de Pesquisa da Unicamp, e Fernando Coelho, coordenador do CAF, foram homenageados com quadro produzido por estudantes de ensino médio que participaram de um dos projetos desenvolvidos pela FE nesta edição do programa.

O projeto “Direitos Fundamentais, Artes e Jogos: um diálogo multidisciplinar”, orientado pela professora da FE Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis, envolveu quatro estudantes em atividades de reflexão sobre a sociedade e os direitos fundamentais por meio de vivências com jogos de tabuleiro e linguagens expressivas. Os jovens produziram o quadro tendo como mote a pergunta “Eu: sujeito de direitos”. 

Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp, o CAF recebe anualmente, nas férias escolares de janeiro, estudantes do ensino médio de escolas públicas da região de Campinas para o desenvolvimento de atividades artísticas e de pesquisa científica junto aos pesquisadores da Universidade. “A possibilidade do estreitamento da relação entre a universidade e a educação básica contribui para a desmistificação da educação universitária como um privilégio. Envolvidos nas atividades, eles não só re-descobrem a Unicamp, muitas vezes conhecida apenas pelo hospital, mas a si mesmos, pois ampliam suas relações e oportunidades”, explica Ana Elisa. 

Segundo a Assessoria de Imprensa da Unicamp, esta edição do CAF foi recorde em número de participação de alunos, escolas e projetos. Foram recebidos 107 projetos da Universidade, dos quais participaram 195 estudantes. A FE participou do programa com mais outros dois projetos: “Memória da Educação e Arquivo: preservação/conservação do acervo de Malba Tahan”, coordenado pelo professor André Paulilo, e “Agroecologia e Arte: os pés na terra e a cabeça no céu”, sob responsabilidade da professora Sandra Leite. 

Leia reportagem sobre o encerramento do CAF do Portal da Unicamp.