Cursos de Difusão Cultural

Inscrições abertas no mês de outubro

Juliana Marques Lourenço | 05/10/2018 | Atualizada 16/10/2018 - 11:52

Curso de Difusão Cultural | Programa de Formação Continuada de Professores: uma ênfase cultural - Kant

Inscrições até 12/10/18.

Objetivo do curso

- Favorecer formação continuada para professores da educação básica, possibilitando conhecer, trabalhar e refletir as ideias educacionais de Kant;
- Favorecer ao professor uma formação geral e cultural que promova seu aperfeiçoamento teórico e lhe dê maior embasamento para fundamentar novas maneiras de agir pedagogicamente;
- Capacitar para um crescimento profissional e pessoal;
- Dar condições do professor embasar teoricamente a reflexão sobre a prática docente entendendo sua ação na sociedade e na política educacional.

 

Ementa

O curso visa favorecer uma formação cultural a professores da educação básica e interessados em geral, por meio do aprofundamento do conhecimento de Kant, um dos principais autores da área da educação, por meio da leitura, apresentação e discussão da sua obra "Sobre a Pedagogia".

 

Professor(a) responsável:  Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira

 

Inscrições e mais informações

 

Curso de Difusão Cultural | Atendimento Educacional Especializado: o estudo de caso fundamentado no modelo social 

Inscrições até 14/10/18.

Objetivo do curso
Apresentar conceitos-chaves no campo da educação especial na perspectiva da educação inclusiva.

Ementa 
O estudo do caso como parte essencial do AEE; o modelo de barreiras socialmente impostas de representação da deficiência; as implicações deste modelo de representação para o estudo de caso e desenvolvimento do plano de AEE.

Professor(a) responsável: Maria Teresa Egler Mantoan

Inscrições e mais informações

 

Curso de Difusão Cultural |  Inclusão na Prática: como ensinar matemática (e outras disciplinas) a todos os alunos, sem adaptações?

Inscrições até 14/10/18.

Objetivo do curso
Disseminar conhecimento sobre as possibilidades de planejar e desenvolver aulas de Matemática (e de outras disciplinas) capazes de ensinar a turma toda, sem distinções e adaptações de todo tipo.

Ementa 
O curso tem como foco a problematização de questões que envolvem o ensino de Matemática e de outras disciplinas na Educação Básica, a partir dos pressupostos da educação inclusiva. Como planejar e desenvolver uma aula para todos os alunos sem a necessidade de diferenciações e adaptações (que são modos de excluir alguns estudantes) constitui o tema central que será abordado nesse curso. A partir de textos que tratam do ensino para todos e tomando como exemplo a Matemática, serão discutidas as possibilidades de construção de contextos educacionais em que todos os alunos possam participar e aprender a partir de suas possibilidades.

Professor(a) responsável: Maria Teresa Egler Mantoan

Inscrições e mais informações