USP, Unicamp e Unesp aprovam moção em defesa da autonomia universitária

Os conselhos universitários da USP, Unicamp e Unesp aprovaram uma moção de apoio à autonomia de gestão administrativa e financeira das universidades

Fabiana Alves | 15/08/2019 | Atualizada 15/08/2019 - 14:17

Os conselhos universitários da USP, Unicamp e Unesp aprovaram uma moção de apoio à autonomia de gestão administrativa e financeira das universidades estaduais públicas paulistas nesta quinta-feira (15), durante reunião extraordinária das três instituições.

Os reitores da Unicamp, Unesp e USP, durante evento de comemoração dos trinta anos de autonomia universitária

Três décadas após a publicação do decreto governamental que instituiu a autonomia universitária, em fevereiro de 1989, os conselheiros se reuniram na capital paulista, no campus da USP da Cidade Universitária, para discutir a importância de uma gestão autônoma e a necessidade de aperfeiçoamento do sistema universitário estadual paulista.

Foi a primeira vez na história que os três conselhos universitários participaram de uma reunião conjunta, que contou com a presença de 195 conselheiros das três instituições no Auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP. A moção foi aprovada por ampla maioria de 192 votos favoráveis e 3 abstenções. Em separado, a USP contabilizou 77 votos favoráveis e 3 abstenções; a Unesp teve 59 votos favoráveis e a Unicamp, 56.  

Presidido pelo reitor da Unicamp, Marcelo Knobel – atual presidente do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) –, o conselho extraordinário também teve a presença dos reitores Vahan Agopyan (USP) e Sandro Valentini (Unesp).

O conselheiro João Frederico da Costa Azevedo Meyer (Unicamp) fez uso da palavra

Fizeram uso da palavra docentes representantes dos conselhos das três universidades, Floriano Peixoto de Azevedo Marques Neto (USP), João Frederico da Costa Azevedo Meyer (Unicamp) e José Alexandre de Jesus Perinotto (Unesp), além do professor Wagner Romão, presidente da Associação de Docentes da Unicamp (Adunicamp), representando o Fórum das Seis.

Após a reunião, acontece no mesmo local o evento “Autonomia de Gestão Financeira – 30 anos”, resgatando as iniciativas históricas e as mobilizações que culminaram nesse modelo inédito. A programação do encontro também contará com debates sobre o atual cenário e balanços sobre as conquistas acadêmicas e administrativas ao longo de 30 anos de vigência.

Reunião extraordinária conjunta dos conselhos das tres universidades aconteceu nesta manhã (15) 

Leia a Moção aprovada na íntegra.

FONTE: Portal da Unicamp.

Confira o documentário sobre os 30 anos de autonomia universitária clicando aqui.