ANFOPE lança revista eletrônica Formação em Movimento

Publicação conta com artigos de professores da Faculdade de Educação

Fabiana Alves | 04/10/2019 | Atualizada 04/10/2019 - 17:37

A ANFOPE (Associação Nacional pela Formação de Profissionais da Educação) lançou nesta semana, a primeira edição da sua revista eletrônica FORMAÇÃO em MOVIMENTO, com o dossiê temático “ANFOPE: Quatro décadas de lutas e resistência” e artigos de docentes e ex-docentes da Faculdade de Educação da Unicamp, dentre outros profissionais da área.

O dossiê conta com análises dos cinco ex-presidentes da entidade, dentre eles os professores aposentados da FE, Luiz Carlos de Freitas e Helena Costa Lopes de Freitas, que apresentam o percurso histórico da ANFOPE, desde os anos 1980, e abordam questões como a construção da base comum nacional e os desafios postos hoje para a formação de professores no Brasil.

Além do dossiê,  sessões com ensaios e resenhas, a publicação conta também com um espaço permanente para a palavra dos presidentes de três fóruns nacionais ligados à formação dos profissionais da educação e parceiras da ANFOPE, o FORUMDIR, que é presidido pela professora doutora Dirce Djanira Pacheco e Zan, atual diretora (2016-2020) da FE, FORPARFOR e FORPIBID RP.

A revista

A revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO é um periódico eletrônico, de periodicidade semestral, editado pela ANFOPE - Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação, e publicado pela EDUR (Editora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) através do Portal Costa Lima.

Com acesso livre e gratuito, a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO busca incentivar o debate científico sobre a educação, mais especificamente sobre a formação de professores, aceitando, para publicação, trabalhos que tratem da formação e valorização dos profissionais da educação, em diversas dimensões, trazendo contribuições ao debate e a produção de conhecimento no campo da formação de professores.

O periódico é organizado em dossiês, aceitando-se também artigos, ensaios e resenhas, em fluxo contínuo, a serem publicados em sessão específica, assim como sessão de entrevistas, relatos de experiência, memória e documentos.  Todos os artigos, resenhas, ensaios e relatos de experiência serão submetidos a processo de avaliação cega pelos pares.

Para acessar a publicação: http://costalima.ufrrj.br/index.php/FORMOV/index