Oferecimentos de Cursos de Extensão pela Faculdade de Educação no 1º semestre de 2020

Inscrições abertas no site da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp)

Juliana Marques Lourenço | 07/01/2020 | Atualizada 09/01/2020 - 11:24

EDU-0168 | PESQUISA NA ESCOLA: DA PERGUNTA INICIAL À DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Período de inscrições: 06/01/2020 até 21/02/2020.

Período de oferecimento: 05/03/2020 até 04/06/2020.

Objetivo: Contribuir com a formação permanente do professor como pesquisador; compreender a documentação como um instrumento de formação profissional: ferramenta de estudo e comunicação; aprender para documentar dando visibilidade aos processos de ensino e aprendizagem; possibilitar intercâmbio de experiência.

Ementa: A documentação pedagógica consiste em um instrumento metodológico potente para reflexão sobre a prática pedagógica democrática na escola, possibilitando assim, tornar visível, às famílias e à sociedade, o processo de aprendizagem dos meninos e das meninas e dos professores. Sendo assim, este curso se propõe abrir uma nova possibilidade aos profissionais da educação básica, a de construir uma prática de pesquisa e de documentação pedagógica.

Público-alvo: Professores da rede pública de ensino, professores da rede privada de ensino, docentes, pesquisadores, alunos de pedagogia e ou outras áreas.

Professor(a) responsável: MARIA TERESA EGLER MANTOAN.

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EDU-0234 | EDUCAÇÃO PARA A PAZ - SE APRENDE NA ESCOLA?

Período de inscrições: 16/12/2019 até 20/03/2020.

Período de oferecimento: 01/04/2020 até 17/06/2020.

Objetivo: Propor reflexões teóricas, atividades práticas e reflexão sobre a prática, tendo como referência os resultados do “III Fórum de Educação para a Paz – propostas de ação e de prevenção”. Apresentar fundamentos teóricos para a organização de um ambiente de convivência cooperativa, com vistas a proporcionar aos alunos da Educação Básica a oportunidade de construir conhecimentos relacionados à Educação para a Paz; Criar oportunidade para que o professor da Educação Básica saiba que a construção de conhecimentos sobre convivência baseia-se tanto no domínio sociomoral quanto no domínio cognitivo. Para tanto, a criança deve estar inserida em um contexto rico em estímulos para trocas sociais e para reflexões, que lhe possibilite vivenciar e compreender a importância de tais valores; Apresentar sugestões de práticas pedagógicas que envolvem a TIC, na tentativa de auxiliar os professores a se utilizarem dos procedimentos tecnológicos no processo educacional.

Ementa:  O curso propõe reflexões e atividades práticas tendo como referência os resultados do III Fórum de Educação para a Paz propostas de ação e de prevenção, organizado pelo Geepaz. Apresenta fundamentos teóricos para a organização de um ambiente de convivência cooperativa, com vistas a proporcionar aos alunos da Educação Básica a oportunidade de construir conhecimentos relacionados à Educação para a Paz por meio de oficinas, atividades e de TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação). Para tanto, se faz necessário proporcionar aos participantes vivências da teoria em práticas que podem ser realizadas na escola e que constituem boas oportunidades para favorecer a construção de um ambiente democrático, necessário à Educação para a Paz.

Público-alvo: Profissionais que atuam na Educação Básica.

Professor(a) responsável: ORLY ZUCATTO MANTOVANI DE ASSIS.

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EDU-0263 | FORMAÇÃO DE LEITORES

Período de inscrições: 06/01/2020 até 24/02/2020.

Período de oferecimento: 07/03/2020 até 30/05/2020. 

Objetivo: Formar leitores de texto no âmbito da alfabetização.

Ementa: Curso de Formação de Leitores para professores alfabetizadores.

Público-alvo: Professores da escola básica.

Professor(a) responsável: GUILHERME DO VAL TOLEDO PRADO.

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EDU-0282 | ESTUDOS DE ALFABETIZAÇÃO EM DIÁLOGO

Período de inscrições: 06/01/2020 até 21/02/2020. 

Período de oferecimento: 10/03/2020 até 23/06/2020.

Objetivo: Promover um espaço de formação continuada que potencialize práticas colaborativas em toda sua estrutura, organização e funcionamento; fomentando discussões sobre a constituição docente a partir das necessidades dos profissionais participantes do grupo, geradas pelo envolvimento com o cotidiano escolar, em processos de alfabetização e letramento, visando a construção de um processo de ensino de qualidade na escola pública.

Ementa:  Desenvolvimento de discussões sobre a prática escolar na perspectiva da alfabetização e do letramento, envolvendo as inquietações e necessidades dos profissionais que atuam na escola básica. Estudos de temas relacionados à metodologia da alfabetização em língua materna, à formação de leitor, entre outros. Abordagem colaborativa onde todos os participantes do curso são envolvidos na dinâmica de organização dos encontros e na responsabilização dos estudos e compromissos estabelecidos para o aprofundamento dos temas estudados.

Público-alvo: Professores e profissionais da educação em geral.

Professor(a) responsável: GUILHERME DO VAL TOLEDO PRADO.

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EDU-0283 | REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PROFISSIONAL

Período de inscrições: 06/01/2020 até 10/02/2020. 

Período de oferecimento: 03/03/2020 até 16/06/2020.

Objetivo: Refletir sobre as produções de conhecimentos sobre a prática de ensino (formal e não formal). Organizar Seminários. Estudar temas conforme as demandas dos participantes do grupo. Produzir narrativas a partir das experiências cotidianas.

Ementa: Estudos e reflexões sobre a prática pedagógica com o caráter de acolher as discussões que permeiam o cotidiano dos mais variados profissionais que atuam no ensino formal e/ou informal, direta ou indiretamente. As discussões desenvolvidas problematizam reflexões sobre/na prática profissional, procuram potencializar e produzir conhecimento a partir das experiências cotidianas e estabelecem relação entre o conhecimento escolar e a produção acadêmica. São propostos momentos de troca e socialização das narrativas pedagógicas e conhecimentos profissionais para fomentar a produção das "Pipocas Pedagógicas", ou seja, narrativas de professores e profissionais da educação.

Público-alvo: Professores e profissionais da educação.

Professor(a) responsável: GUILHERME DO VAL TOLEDO PRADO.

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EDU-0284 | ESTUDOS BAKHTINIANOS

Período de inscrições: 06/01/2020 até 10/02/2020.

Período de oferecimento: 03/03/2020 até 16/06/2020.

Objetivo: Produzir narrativas e metanarrativas a partir das experiências vividas com a profissão e cotejá-las com os referenciais bakhtnianos.

Ementa: Desenvolvimento de estudos sobre a pesquisa narrativa em Educação. Reflexões sobre o contexto em que a "metanarrativa bakhtiniana" surgiu nas pesquisas e estudos do Grupo de Pesquisa, como um exercício auto formativo de compreensão respondente e se tornou um instrumento narrativo de interpretação dos dados das pesquisas e estudos sobre a formação de professores e profissionais da educação. Problematizações sobre a cisão dos mundos da vida e da cultura a partir do conflito epistemológico entre teoria e prática na esfera escolar.

Público-alvo: Professores e profissionais da educação.

Professor(a) responsável: GUILHERME DO VAL TOLEDO PRADO.

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EDU-0322 | OS CORPOS E SEUS LUGARES DE ESCUTA: PROCESSOS PERCEPTIVOS E CRIATIVOS

Período de inscrições: 15/01/2020 até 15/03/2020.

Período de oferecimento: 01/04/2020 até 30/06/2020.

Objetivo: Proporcionar vivências corporais e artísticas diversificadas, bem como reflexões acerca das ações conjuntas dos corpos, a partir da percepção de seus diferentes lugares de escuta, como criações de seus próprios gestos. Serão propostas práticas artísticas, de expressão corporal e jogos.

Ementa: Estudo das relações dos corpos em ação em seus diferentes lugares de escuta, tendo em vista que tais lugares são construídos (percebidos e criados) no decorrer das interações desses sujeitos.

Público-alvo: Profissionais da educação básica e estudantes dos cursos de formação de professores. 

Professor(a) responsável: ANDRE LUIZ CORREIA GONCALVES DE OLIVEIRA.

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EDU-0910 | PLANEJAMENTO E GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA

Período de inscrições: 20/01/2020 até 20/02/2020 

Período de oferecimento: 06/04/2020 até 30/09/2020.

Objetivo: Possibilitar espaço de estudo e investigação dos problemas cotidianos no planejamento e gestão de unidades escolares. Garantir a integração entre os profissionais da educação com a produção científica na área de planejamento e gestão educacional. Promover a integração entre os supervisores de estágio em gestão educacional e a universidade.

Ementa: Análise dos processos cotidianos de planejamento e gestão da unidade escolar na perspectiva democrática. Estudo dos fundamentos teóricos relacionados a gestão participativa. Análise contextualizada sobre o planejamento educacional e escolar, considerando as atividades de elaboração, acompanhamento e revisão de Planos Escolares.

Público-alvo: Supervisores, Diretores das unidades escolares, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais da rede pública de ensino.

Professor(a) responsável: LUCIANE MUNIZ RIBEIRO BARBOSA.

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EDU-1899 | METODOLOGIAS DIALÓGICAS DE FORMAÇÃO

Período de inscrições: 08/01/2020 até 03/02/2020. 

Período de oferecimento: 15/02/2020 até 06/06/2020.

Objetivo: Discutir e fundamentar propostas de formação que vem se mostrando eficazes por encantar os participantes dos grupos de formação continuada e das aulas na formação inicial. Favorecer o intercâmbio de práticas bem sucedidas de formação. Sensibilizar, incentivar e apoiar os profissionais para que documentem e socializem essas práticas. Aprofundar os conceitos bakhtinianos relacionados à formação e outros conceitos em geral pouco explorados, como desejo, necessidade e engajamento.

Ementa: Trata-se de um curso que aborda metodologias dialógicas de formação, em uma perspectiva teórico-prática. É composto de temas articulados que se inter-relacionam, visando ao aprofundamento da reflexão sobre propostas potentes para sensibilizar e subsidiar os profissionais que participam de grupos de formação continuada e alunos dos cursos de formação inicial. Os temas estão assim problematizados: Do que falamos quando dizemos metodologias dialógicas de formação? Qual o lugar do sujeito na formação? Como se produz o encantamento na formação e na sala de aula? Alguns temas essenciais: a abordagem de PBL (Aprendizagem baseada em problemas) na formação dos profissionais. Onde está de fato o estudante na formação de professores e formadores? Espaços potentes de formação: a conversa e a escrita. Quais propostas têm produzido efeitos melhores? Contribuições das ideias de Bakhtin para a formação dos profissionais da educação.

Público-alvo: Formadores de professores e de outros profissionais de áreas afins.

Professor(a) responsável: GUILHERME DO VAL TOLEDO PRADO.

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OS NÚMEROS E AS OPERAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS: O CONHECIMENTO DO PROFESSOR