As alunas do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, Maria Eduarda Berton dos Santos e Leticia Mercedes Cutri Murer foram contempladas com o Prêmio PIBIC de Mérito Científico no XXVIII Congresso Virtual de Iniciação Científica da Unicamp, realizado em dezembro de 2020, pela Unicamp através da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), com o apoio do SAE (Serviço de Apoio ao Estudante), CNPq e Kosmos.
As estudantes foram selecionadas dentre os 20 melhores trabalhos inscritos no Congresso, que se distinguiram pela qualidade científica. A aluna Maria Eduarda Berton dos Santos apresentou o trabalho “Percursos escolares interrompidos – a retomada na EJA como forma de resistência das classes populares e em defesa dos processos de humanização” que teve a orientação da professora Doutora Nima Imaculada Spigolon. Já a aluna Leticia Mercedes Cutri Murer apresentou o trabalho “Levantamento e sistematização de fontes em periódicos educacionais nos primórdios da “Nova República” (1978 – 1995)” que teve a orientação da professora Doutora Fabiana de Cassia Rodrigues.
A Pesquisa
A pesquisa de Maria Eduarda foi desenvolvida junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA), em parceria com a equipe pedagógica de EJA do NAED Noroeste na cidade de Campinas/SP, e apresentou estudantes da modalidade EJA - Educação de Jovens e Adultos pertencentes às classes populares. Sua caracterização se dá a partir de narrativas (auto)biográficas a partir dos próprios processos de escolarização interrompidos, cujo intento foi relacioná-las com a realidade social vigente e como a EJA se constitui em cenário propício a lutas contra as manifestações de desumanização, as quais as classes populares estão submetidas ao longo da vida. Ao se capturar, pela narrativa, os percursos escolares interrompidos e retomados desses sujeitos inseridos na EJA, é possível apontar suas formas de resistência e, ao mesmo tempo, mapear as experiências com a escola pública e com os processos educativos, bem como conhecer as relações estabelecidas pela classe popular com a sociedade, com o sistema educacional do país e com a prática político-pedagógica para a libertação, numa perspectiva humanizadora, mediada pela Educação.
Para a orientadora, a professora Nima Spigolon, Maria Eduarda se envolveu com o projeto de IC e o fez vinculada ao grupo de pesquisa, ressaltando, que esse conjunto de ações garantidas pela bolsa como política de permanência estudantil provocou significativas contribuições para a formação inicial da professora e pesquisadora, como ela própria, Maria Eduarda.
“Fora necessário mudanças, adaptações e (re)planejamentos, os quais foram de extrema valia para o meu processo de legitimação de uma introdução a pesquisa, processo que em muitos aspectos fora difícil, complexo e tão importantes para me auxiliar na compreensão dessas descobertas [...] hoje posso me dizer grata e que os resultados são frutos dessas parcerias que tive, das experiências que pude apreciar”, destaca Nima e continua “Maria Eduarda conseguiu se apropriar do fato de que a educação, se dá para além de contextos conteudistas e representa, principalmente na educação de jovens e adultos, uma possibilidade de mudança, de humanização e de retomada dos percursos de emancipação pelas classes populares, através de práticas libertadoras, humanas e dialógicas, que são ao mesmo tempo resistência e a construção de relações menos hierárquicas e opressoras”.
Para ambas, a conquista representa, dentre outros: a importância da FE no cenário das pesquisas na UNICAMP, a temática da EJA como campo de investigação, o reconhecimento da área das Humanas, o compromisso da universidade pública perante as classes populares e as desigualdades sociais, a relevância dos cursos de licenciatura em se fazer ciência, a necessidade de políticas de fomento à pesquisa e a dívida histórica com o analfabetismo adulto no país.
Menção Honrosa
A Faculdade de Educação também foi premiada com a Menção Honrosa PIBIC-EM aos estudantes Ana Julia Ribeiro Fernandes; Gabriel Alves Lacerda; Jadilson da Silva Alves Julia Caroline Padovani e Mannuela Luiza Inacio Gomes da Silva, com o projeto “Preservação do Patrimônio Histórico-Educativo: Acervos Escolares de Campinas” que contou com a orientação da professora Doutora Maria Cristina Menezes.