Fabiana Alves | Atualizado em 19/01/2021 - 15:52 Notícia

Alunas de Pedagogia da FE foram premiadas no XXVIII Congresso Virtual de Iniciação Científica da Unicamp

As alunas do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, Maria Eduarda Berton dos Santos e Leticia Mercedes Cutri Murer foram contempladas com o Prêmio PIBIC de Mérito Científico no XXVIII Congresso Virtual de Iniciação Científica da Unicamp, realizado em dezembro de 2020, pela Unicamp através da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), com o apoio do SAE (Serviço de Apoio ao Estudante), CNPq e Kosmos.

As estudantes foram selecionadas dentre os 20 melhores trabalhos inscritos no Congresso, que se distinguiram pela qualidade científica. A aluna Maria Eduarda Berton dos Santos apresentou o trabalho “Percursos escolares interrompidos – a retomada na EJA como forma de resistência das classes populares e em defesa dos processos de humanização” que teve a orientação da professora Doutora Nima Imaculada Spigolon. Já a aluna Leticia Mercedes Cutri Murer apresentou o trabalho “Levantamento e sistematização de fontes em periódicos educacionais nos primórdios da “Nova República” (1978 – 1995)” que teve a orientação da professora Doutora Fabiana de Cassia Rodrigues.

A Pesquisa

A pesquisa de Maria Eduarda foi desenvolvida junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA), em parceria com a equipe pedagógica de EJA do NAED Noroeste na cidade de Campinas/SP, e apresentou estudantes da modalidade EJA - Educação de Jovens e Adultos pertencentes às classes populares. Sua caracterização se dá a partir de narrativas (auto)biográficas a partir dos próprios processos de escolarização interrompidos, cujo intento foi relacioná-las com a realidade social vigente e como a EJA se constitui em cenário propício a lutas contra as manifestações de desumanização, as quais as classes populares estão submetidas ao longo da vida. Ao se capturar, pela narrativa, os percursos escolares interrompidos e retomados desses sujeitos inseridos na EJA, é possível apontar suas formas de resistência e, ao mesmo tempo, mapear as experiências com a escola pública e com os processos educativos, bem como conhecer as relações estabelecidas pela classe popular com a sociedade, com o sistema educacional do país e com a prática político-pedagógica para a libertação, numa perspectiva humanizadora, mediada pela Educação.

Para a orientadora, a professora Nima Spigolon, Maria Eduarda se envolveu com o projeto de IC e o fez vinculada ao grupo de pesquisa, ressaltando, que esse conjunto de ações garantidas pela bolsa como política de permanência estudantil provocou significativas contribuições para a formação inicial da professora e pesquisadora, como ela própria, Maria Eduarda.
“Fora necessário mudanças, adaptações e (re)planejamentos, os quais foram de extrema valia para o meu processo de legitimação de uma introdução a pesquisa, processo que em muitos aspectos fora difícil, complexo e tão importantes para me auxiliar na compreensão dessas descobertas [...] hoje posso me dizer grata e que os resultados são frutos dessas parcerias que tive, das experiências que pude apreciar”, destaca Nima e continua “Maria Eduarda conseguiu se apropriar do fato de que a educação, se dá para além de contextos conteudistas e representa, principalmente na educação de jovens e adultos, uma possibilidade de mudança, de humanização e de retomada dos percursos de emancipação pelas classes populares, através de práticas libertadoras, humanas e dialógicas, que são ao mesmo tempo resistência e a construção de relações menos hierárquicas e opressoras”.

Para ambas, a conquista representa, dentre outros: a importância da FE no cenário das pesquisas na UNICAMP, a temática da EJA como campo de investigação, o reconhecimento da área das Humanas, o compromisso da universidade pública perante as classes populares e as desigualdades sociais, a relevância dos cursos de licenciatura em se fazer ciência, a necessidade de políticas de fomento à pesquisa e a dívida histórica com o analfabetismo adulto no país.

Menção Honrosa

A Faculdade de Educação também foi premiada com a Menção Honrosa PIBIC-EM aos estudantes Ana Julia Ribeiro Fernandes; Gabriel Alves Lacerda; Jadilson da Silva Alves Julia Caroline Padovani e Mannuela Luiza Inacio Gomes da Silva, com o projeto “Preservação do Patrimônio Histórico-Educativo: Acervos Escolares de Campinas” que contou com a orientação da professora Doutora Maria Cristina Menezes.