Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Notícias Pesquisa

Carta de Uberlândia: Em defesa da educação pública e da Ciência & Tecnologia no Brasil

Participantes do XI Seminário Nacional do HISTEDBR divulgaram documento ao final do evento realizado em Minas Gerais

Os participantes do XI Seminário Nacional do HISTEDBRIV Seminário Internacional Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI e I Seminário Internacional do HISTEDBR, divulgaram ao final do evento que aconteceu no período de 20 a 22 de agosto, na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, a “Carta de Uberlândia: Em defesa da educação pública e da Ciência & Tecnologia no Brasil”.

O documento manifesta a posição contrária dos professores, alunos, pesquisadores, grupos de pesquisa e demais entidades educacionais presentes no evento contra o desmonte em todos os níveis da educação pública que vem acontecendo em 2019.

Confira logo abaixo a carta na íntegra:

 

CARTA DE UBERLÂNDIA

Em defesa da educação pública e da Ciência & Tecnologia no Brasil

 

Os participantes do XI Seminário Nacional do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação” (HISTEDBR), IV Seminário Internacional Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI e I Seminário Internacional do HISTEDBR, reunidos na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, entre os dias 20 e 22 de agosto de 2019, 

Considerando a determinação constitucional da educação como um direito do cidadão e um dever do Estado, e que, para cumprir esse princípio da Carta Magna a escola deve ser pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada;

Considerando o papel essencial das universidades públicas na formação de profissionais de nível superior de alta qualidade, mas em acelerado processo de destruição, notadamente com o programa Future-se;

Considerando, ainda, que as universidades públicas são responsáveis por mais de 95% das pesquisas científicas produzidas no país;

Considerando, igualmente, a imprescindibilidade das agências federais e estaduais de financiamento da produção científica tais como o CNPq, a CAPES, a FINEP;

Considerando, por fim, que, abrindo mão do incremento ao desenvolvimento científico e tecnológico, o Brasil terá sua soberania ameaçada,

Vêm enfaticamente manifestar:

Contra o absurdo desmonte da educação pública, em todos os níveis, conclamando pelo restabelecimento de políticas públicas orientadas para o cumprimento do que estabelece a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e, também, a imediata suspensão dos cortes nos recursos financeiros das universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia, assim como do CNPq, CAPES, FINEP e demais mecanismos de financiamento da ciência e tecnologia com o consequente restabelecimento integral dos recursos para essa finalidade definidos no orçamento geral da União para o ano de 2019.

 

Uberlândia, 22 de agosto de 2019.

 

Ir para o topo