Giovana Marches | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

Curso de Difusão Cultural | O pensamento visual e a educação

Objetivo: Fornecer aos estudantes elementos conceituais e metodológicos para uma abordagem crítica das imagens enquanto material de ensino e de pesquisa. A ideia é que os alunos exercitem a capacidade de olhar os objetos visuais sob o prisma da sociologia, de modo que sejam vistos como produtos simbólicos que sugerem valores e permitem, dessa forma, uma melhor compreensão da sociedade que os produziu.

Ementa: O curso visa é discutir e colocar em prática as possibilidades do uso de imagens como material educativo e de pesquisa, sejam elas pinturas, fotografias ou filmes, dentro da perspectiva de uma Sociologia da Arte. As imagens, socialmente criadas e culturalmente significadas, podem ser compreendidas como expressões do pensamento visual e tornam-se um caminho de construção do conhecimento da sociedade. Somos ensinados a ler textos, mas não imagens, as quais naturalizamos como uma verdade objetiva e sem ambiguidade.

Professor responsável: Anderson Ricardo Trevisan

Período de inscrições: 01/03/2019 até 30/03/2019