Ludmila Pioli | Atualizado em 17/01/2022 - 17:39 Notícia

DOCENTE DA FE/UNICAMP PARTICIPA DE DOCUMENTÁRIO PARA TV FRANCESA

Profa. Dra. Selma Venco

No dia 13 de janeiro de 2022 a Faculdade de Educação da Unicamp recebeu jornalistas franceses para entrevistar a Profa. Dra. Selma Venco, docente e pesquisadora da unidade, especialista em Sociologia do Trabalho. A Professora Selma foi uma das convidadas a participar da gravação de documentário internacional produzido para o canal de televisão pública francês, o FRANCE 5, sobre o fenômeno da Uberização no Brasil.

Professora Venco contextualizou o processo de uberização e da precariedade e a degradação das relações e condições de trabalho no Brasil, ao apresentar diversos aspectos históricos, políticos, econômicos e científicos que delineiam a atual conjuntura nacional. Segundo a professora, a empresa Uber se utiliza da lógica da economia de compartilhamento gig economy - para lucrar, mas se desresponsabiliza frente aos trabalhadores e trabalhadoras. A Uber, imersa no cenário brasileiro, cuja legislação a favor do trabalhador é crescentemente insuficiente, promove e incentiva o processo econômico da plataformização e atinge outras categorias profissionais e mesmo o trabalho intelectual, a exemplo das professoras e professores. Para a pesquisadora, o usuário do aplicativo é atraído pelos preços mais acessíveis, contudo, desconhece a precarização do trabalho dos condutores, as longas horas de trabalho e a ausência de relações entre os próprios trabalhadores.

Docente juntamente com equipe francesa de jornalistas
Docente juntamente com equipe francesa de jornalistas

Entrevistada pelos jornalistas Damien Fleurette e Caio Vilela, docente enfatizou o contexto escravocrata, de clivagem entre classes e da exploração da mão-de-obra trabalhista em que o Brasil se insere. Para a especialista, a Uber cresce no Brasil no cenário econômico neoliberal de extrema direita com incentivo e respaldo do atual (des)governo federal. Além disso, Selma aponta que os atuais desafios passados pelos motoristas - como o aumento do custo dos combustíveis e dos automóveis - não restringem o aumento de condutores de diferentes origens, sendo inclusive de egressos do Ensino Superior Brasileiro, dada crise econômica atual.

A Faculdade de Educação/Unicamp agradece o apoio de servidores técnico-administrativos envolvidos na organização da entrevista e parabeniza equipe de jornalistas e docente, Profa. Dra. Selma Venco, pela contribuição e divulgação de conhecimento científico brasileiro no mundo.