Ludmila Pioli | Atualizado em 13/07/2022 - 11:33 Notícia

Docente da Universidad Nacional de Cuyo na FE/Unicamp: interações científicas e institucionais

Nos dias 07 e 08 de julho de 2022 a Faculdade de Educação da Unicamp recebeu a Profa. Dra. Ofélia Agoglia da Universidad Nacional de Cuyo, Argentina. Em visita pelo Brasil, a professora e pesquisadora responsável pelo grupo CTS do Instituto de Ciências Básicas da UNCuyo (FCEN/UNCUYO/CONICET) veio a convite do Prof. Dr. Antônio Carlos Rodrigues de Amorim e do membro da Diretoria da Associação de Leitura do Brasil (ALB), Dr. Marcus Pereira Novaes. Como etapa do evento "Ciclo de seminários: Estéticas Contemporâneas na América Latina e as pulsões da Educação" promovido pela Linha de Pesquisa Linguagem e Arte em Educação (FE/Unicamp), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Unicamp) e pela Associação de Leitura do Brasil (ALB), Profa. Agoglia esteve junto à comunidade acadêmica da FE/Unicamp.

Sob a temática da “Estética dos movimentos populares argentinos”, Profa. Ofélia participou do evento híbrido no Laboratório de Apoio aos Estágios (LAE) da FE/Unicamp e com transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube da FE. A partir dos eixos da Ética, da Estética e da Épica, a Docente apresentou os movimentos sociais argentinos desde as décadas de 40 e 50, com a abordagem do Primeiro Peronismo, até os dias atuais, através de análises das lutas LGBTQIA+. Por meio de imagens, vídeos e ilustrações históricas, o público pôde acompanhar o calor dos debates acadêmicos, históricos, culturais e artísticos.

A rica contribuição da Docente pode ser acessada no Canal do Youtube neste link.

(Divulgação: Lucas Ferreira / FE / Unicamp)

Buscando estreitar laços entre a Faculdade de Educação da Unicamp e a Universidad Nacional de Cuyo, a Direção da FE atuou próxima à docente internacional para refletir sobre estratégias de internacionalização e aproximações institucionais. Com apoio da Secretaria de Pesquisa e Divulgação Científica, Profa. Ofelia pode aprofundar sua perspectiva sobre nossa Unidade e, neste contexto, manifestar interesse em propor parcerias visando projetos em cotutela, e de professor convidado e novas perspectivas para pesquisadores de pós-doutorado.

(Divulgação: Lucas Ferreira / FE / Unicamp)

A Faculdade de Educação agradece a presença da pesquisadora em nossa Unidade e parabeniza os envolvidos na promoção de mais essa parceria internacional. A FE agradece ainda sua comunidade de pesquisa que atua direta e indiretamente na abertura de novas oportunidades de pesquisa nacionais e internacionais.