Lucas Ferreira | Atualizado em 04/08/2022 - 08:42 Notícia

E-book sobre os impactos da Covid-19 no Ensino Superior é publicado pela FE/Unicamp

É com grande satisfação que a Faculdade de Educação da Unicamp divulga mais um lançamento de obra produzida pela nossa comunidade científica. Fruto da disciplina “Seminários Avançados I - Impactos da pandemia do COVID-19 no ensino superior: tendências e desafios”, ministrada pela Profa. Dra. Helena Sampaio, no segundo semestre de 2020, o e-book “Ensino Superior e Covid-19: respostas institucionais e novos desafios” contou com apoio da CAPES por meio de edital do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp e foi publicado pela Editora Fino Traço em julho de 2022.

Realizada em modalidade remota devido ao isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, a disciplina reuniu estudantes de pós-graduação da própria Unicamp e de diferentes instituições localizadas em diversas regiões do Brasil, como UFPI, UFSCar, UNIOESTE e PUCRS, e contou com a participação de vários professores pesquisadores do campo de pesquisas sobre o ensino superior, do Brasil e do exterior. No Canal do Youtube do Laboratório de Estudos do Ensino Superior (LEES) encontramos algumas apresentações dos professores convidados e os debates que ensejaram durante a disciplina ministrada em 2020 e replicada em 2021.

O e-book resulta desse esforço, proposto pela disciplina, de acompanhar, registrar e buscar entender os impactos da pandemia da Covid-19 nos sistemas de ensino superior e as respostas das instituições frente aos novos desafios. Organizado pela Profa. Dra. Helena Sampaio e pelas doutorandas Ludmila Pioli (IG/Unicamp) e Vanessa Woicolesco (PUC/RS) o e-book conta com um prefácio escrito pela Profa. Dra. Marília Costa Morosini e uma introdução feita pela Professora Helena Sampaio.

O livro divide-se em 3 seções:  na primeira Respostas das instituições frente aos efeitos da pandemia da Covid-19, encontramos os textos de Vanessa Woicolesco e Marília Morosini sobre assistência estudantil e ações implementadas pela UNILA; de Leyllane Dharc Carvalho dos Santos Dias sobre assistência estudantil e ações de permanência desenvolvidas na/pela UFPI; e de Alessandra Maria Aquino Canivezi sobre o ensino remoto e a experiência do UNIFIA.

A segunda seção Temas e desafios do ensino superior no contexto da pandemia da Covid-19 traz os trabalhos de Berenice Lurdes Borssoi sobre o trabalho docente nas universidades estaduais do Paraná; de Cyntia Moya sobre música, ensino superior e pesquisa na pandemia; e de Alinne Gomes Marques sobre respostas institucionais para a desigualdade de gênero durante a pandemia e o caso da USP.

Na última seção Perspectiva Internacional encontramos os capítulos de Jaqueline Antonello sobre o caso da Universidade do Algarve; de Liliana Lira López, Alejandro Uribe López, Ruth Catalina Perales Ponce e Alfonso Ascencio Rubio sobre aprendizado e educação online no sistema de Educação Superior Marista no México e de Helena Sampaio, Emmy Arts e Ludmila Pioli sobre Permanência, mobilidade estudantil e análise das respostas institucionais no Brasil e na França.

Por meio desse conjunto de estudos, elaborados, em sua maioria, pelas estudantes matriculadas na disciplina, o e-book busca apresentar um panorama das respostas que diferentes instituições de ensino superior, no Brasil e em outros países, deram para enfrentar os efeitos do período pandêmico. Como nota Professora Helena na introdução da obra:

“Com o fechamento dos campi e a substituição, em caráter emergencial, do ensino presencial pelo ensino remoto, [as instituições] se defrontaram com a necessidade de adotar muitas medidas no âmbito da gestão da universidade, do ensino, da pesquisa e da extensão; muitas dessas ações já se faziam necessárias, e a pandemia, nesses casos, apenas as colocou em marcha”.

O e-book pode ser acessado gratuitamente no site da Editora Fino Traço clicando neste link. Boa leitura!

A Faculdade de Educação parabeniza Docente, organizadoras e autores pela elaboração da obra que ilumina debates institucionais inéditos e indispensáveis para o enfrentamento dos novos tempos “pós” pandemia.