Fabiana Alves | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

E-book "Tambores, Urucuns e Enxadas: práticas e saberes contribuindo para a formação humana" está disponível para download

O E-book "Tambores, Urucuns e Enxadas: práticas e saberes contribuindo para a formação humana", organizado pela professora doutora da Faculdade de Educação (FE) Nima Spigolon em conjunto com a professora Rosa Betânia de Castro, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e com os alunos do Programa de Pós-Graduação da FE, os professores Nicola José Frattari Neto e Patrícia Costa Ataíde, acaba de ser lançado e está disponível para download gratuito no site da Editora Barlavento.

O livro é dividido em 03 partes e reúne artigos de aproximadamente 40 autores distribuídos em 32 capítulos que tematizam elementos da africanidade (representados pelos tambores), da cultura indígena (representados pelos urucuns) e das relações entre meio ambiente, sociedade e desenvolvimento (simbolizado pelas enxadas).

A obra procurou evidenciar o viés da humanização e valorizar o modo pelos quais os saberes e práticas de tais grupos contribuem para a formação humana como um todo.

“Procuramos lançar o ebook no Mês da Consciência Negra justamente porque a sua temática é, para nós, pauta política, pedagógica, pauta de luta, resistência e esperança”, contou a professora Nima Spigolon.

Para o download gratuito do e-book acesse: https://asebabaolorigbin.files.wordpress.com/2019/11/tambores_urucuns_enxadas.pdf