Fabiana Alves | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

Editora Navegando lança e-book de pesquisa internacional desenvolvida entre a Faculdade de Educação, Unicamp e UniPiaget

A editora Navegando acaba de lançar em formato digital (e-book), o livro "POR ENTRE AS ÁGUAS DO ATLÂNTICO: projetos, processos e experiências internacionais de pró-mobilidade internacional atravessando e sendo atravessados por Brasil e Cabo Verde", resultado de pesquisa internacional desenvolvida entre a Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas (Brasil) e a Universidade Jean Piaget (Cabo Verde).

O e-book, que foi organizado pelas pesquisadoras da Faculdade de Educação, professoras doutoras Nima I. Spigolon e Débora Mazza, e pela pesquisadora do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp , professora doutora Claudia M. Wanderley, contou com financiamento do Programa Pró-Mobilidade Internacional do acordo da Fundação CAPES com a Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP) através do Edital 33/2012.

Para as organizadoras, o livro convoca e provoca, ao menos, a se permitir ir por entre terras e águas do atlântico para atravessar-se com projetos, processos e experiências de pró-mobilidade internacional atravessando e sendo atravessado por Brasil e Cabo Verde. “Um riscado do bordado que uniu territórios separados pelas águas do Atlântico. Experiência muito virtuosa”, comenta professora Débora Mazza.

O livro

O livro conta com um total de 250 páginas e reúne textos e artigos de ex-reitores, docentes da FE e de outras unidades, estudantes de Graduação, Mestrado e Doutorado da Unicamp e UniPiaget, oriundos do projeto “Brasil e Cabo Verde – limites e possibilidades da pesquisa entre países, sob a perspectiva do Multilinguismo no Mundo Digital: web indígena, bibliotecas digitais e educação aberta”,

As suas páginas se referem às travessias do Atlântico, travessias de pesquisas e de pesquisadores brasileiros e caboverdianos tendo em vista a formação docente/discente, lançando mão de registros das experiências, das abordagens teórico-metodológicas e resultados de campo empírico, bem como a discussão de aspectos burocráticos e institucionais do referido Acordo em vigência desde 2013. O recorte temporal aqui vincula-se ao ano I e II (2013/2015) do Projeto.

“Manifestamos a gratidão e a alegria em participar desses processos de formação humana, que de modo concomitante, anunciam fechamentos e aberturas de outros projetos e de novas parcerias entre a UNICAMP (BRASIL) e a UniPiaget (CABO VERDE)”, afirma professora Nima Spigolon.

A versão impressa do livro está prevista para ser lançada no segundo semestre na Unicamp. Para o download gratuito do e-book acesse: https://www.editoranavegando.com/livro-brasil-cabo-verde