A Faculdade de Educação (FE) da Unicamp apresentou a melhor classificação no Times Higher Education (THE) World University Rankings by Subject 2025 – considerada uma referência mundial na avaliação da qualidade e do desempenho das instituições de ensino – posicionando-se na faixa 126-150 mundialmente, consolidando-se assim, como uma referência na formação de professores e na produção de conhecimento acadêmico voltado à Educação. A colocação superou a de 2024, que foi de 151-175 e colocou a Unicamp dentre as 150 melhores universidades do mundo na área.
O THE World University Rankings by Subject 2025 é um ranking internacional que avalia o desempenho das universidades a partir de critérios como qualidade do ensino, produção e impacto da pesquisa, número de citações acadêmicas, colaboração internacional e vínculo com a indústria. Na área da Educação, a avaliação considerou dados de 767 instituições de ensino de 87 países, confirmando a relevância e o destaque da Faculdade de Educação da Unicamp no cenário global.
A diretora da FE, Profa. Dra. Débora Cristina Jeffrey, destacou que o resultado reflete o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e o avanço em temáticas fundamentais para a transformação social a partir da educação. "Essa notícia nos mostra que estamos atuando no caminho certo e nos incentiva a seguirmos avançando, sobretudo, nas questões afetas à diversidade e inclusão", afirmou.
A Faculdade da Educação contribui, assim, para o avanço da Unicamp, pelo segundo ano consecutivo no ranking das melhores universidades do mundo por áreas do conhecimento, elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE). A edição de 2025, divulgada nesta quarta-feira (22), trouxe uma conquista importante para a Educação da Unicamp, que se posicionou entre as 150 melhores do mundo.
A Unicamp também manteve sua posição em seis outras áreas: Ciências Sociais, Artes e Humanidades, Economia e Administração, Ciências da Computação, Ciências Físicas, Medicina e Saúde, e Ciências da Vida. O professor Renato Garcia, assessor da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU), celebrou os avanços. “Recebemos esse dado com muito otimismo. Temos áreas em que estamos entre as 150 melhores universidades do mundo”, afirmou.
A melhora da Unicamp no ranking reforça a sua relevância no cenário acadêmico mundial e, em especial, o impacto positivo da Faculdade de Educação no desenvolvimento de pesquisas e práticas pedagógicas inovadoras.
A Direção da Faculdade de Educação parabeniza toda a comunidade da FE pelo resultado, reconhecimento da excelência de cada membro que a compõe. “Esse posicionamento nos motiva ainda mais a prosseguir com o nosso posicionamento na docência, para a formação de professores qualificados para as salas de aula e, sobretudo, para a sociedade”, finalizou o diretor associado, Guilherme do Val Toledo Prado.
Prof. Dr. Guilherme do Val Toledo Prado, diretor associado da Faculdade de Educação (Fonte: arquivo pessoal)
Leia mais informações no Portal da Unicamp: Unicamp avança em Educação e Ciências Sociais em ranking da THE
Comunicação Institucional - FE/Unicamp
Redação e entrevistas: Erika Blaudt
Revisão: Giovanna Romaro
Imagens: Unicamp / Times Higher Education / Gabrielle Melo da Silva / Arquivo pessoal