Fabiana Alves | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

Grupo de Pesquisa PSIEM promove II Seminário de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (SPPEM)

O Grupo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (PSIEM/FE-Unicamp) promoveu no último dia 15, no anfiteatro da Faculdade de Educação da Unicamp, o II Seminário de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática – II SPPEM.

O seminário teve como objetivo discutir e divulgar trabalhos recentes que foram expostos através de pôsteres produzidos pelos grupos PSIEM (Unicamp), GPPEM (Unesp) e ACEAM (UFSCar), além de estimular e fortalecer o desenvolvimento de pesquisas na área da Psicologia da Educação Matemática.

Homenagem

Após as apresentações e debates do seminário, os participantes relembraram e prestaram uma homenagem a Profª Drª. Márcia Regina Ferreira de Brito Dias que faleceu neste ano.

Os organizadores entregaram ao seu viúvo, o professor aposentado da FE, José Dias Sobrinho e seu filho Rafael B. Dias, uma única edição impressa com os relatos de pesquisa dos grupos dos quais vão compor um e-book a ser disponibilizado em breve no site: PSIEM. Na ocasião, a família Dias doou todo o acervo particular de livros da docente para a biblioteca da Faculdade de Educação.

“O evento se constituiu em uma homenagem a professora Márcia que foi fundadora do PSIEM. A partir daí vários pesquisadores formaram outros grupos de  pesquisa em Psicologia da Educação Matemática  nas suas instituições. Instrumentos e escalas que a Márcia elaborou e o PSIEM validou são utilizados por outros grupos aqui no Brasil e no exterior evidenciando a sua grande contribuição em pesquisas de Psicologia da Educação Matemática", declarou Profª Drª. Miriam Cardoso Utsumi.

Miriam lembrou ainda, que desde 1998 até 2008, a professora Márcia foi orientadora de cerca de 59 trabalhos científicos, sendo que destes foram 29 teses de doutorado e 30 dissertações de mestrado.

Confira a galeria de fotos do evento clicando aqui.