Angel Ricci Moreira | Atualizado em 26/10/2022 - 10:47 Notícia

Lançamento de obra de autora da FE: “Pedagogias da morte e da guerra como legado das direitas radicais às crianças e adolescentes: discursos, estéticas e políticas”

É com muita satisfação que a Faculdade de Educação da Unicamp divulga à sua comunidade e sociedade o lançamento do livro “Pedagogias da morte e da guerra como legado das direitas radicais às crianças e adolescentes: discursos, estéticas e políticas”, de autoria de docente da Faculdade de Educação/Unicamp, Profa. Dra. Heloísa A. Matos Lins.

Este trabalho é fruto de uma pesquisa de pós-doutoramento que buscou analisar o papel reservado às infâncias e juventudes no Brasil atual e seus usos como importantes operadores político-culturais, mais detidamente, sob forças das direitas radicais mundiais e das direitas cristãs e armamentistas (como no caso do bolsonarismo). Nesse sentido, busca mapear as "novas" representações sociais/concepções engendradas a respeito das crianças e adolescentes (e seus processos formativos, seus direitos, além de sua instrumentalização política por essa maquinaria), o que impôs uma atenção mais detida aos afetos agenciados por essa singularíssima cultura de efervescência e ao que esse projeto de poder (in)viabiliza em termos (des)democratizante e subjetivos. O estudo percorre a seguinte questão, ao resgatar também algumas raízes históricas dessas matrizes de pensamento e governo: que país somos/nos tornamos, como desejamos ser e que caminhos construímos, a partir de escolhas cívicas e éticas como o voto, por exemplo, mas também para além dele? Significa, então começarmos a enfrentar essa questão, mais seriamente: que lugar é reservado às crianças e jovens (estrategicamente) nesses tipo de projeto de sociedade beligerante, sob o mote alardeado de um neopatriotismo e da proteção às infâncias e juventudes em risco iminente? A que custo humanitário e civilizatório isso está se dando (e se dará), considerando os direitos humanos das crianças já garantidos em lei, e os outros grupos historicamente subalternizados?

A Faculdade de Educação da Unicamp parabeniza a docente pelo excelente desempenho e empenho para a realização de uma obra tão assertiva ao momento atual. A faculdade também agradece a todos os envolvidos na construção desta obra. Da mesma forma, agradece sua comunidade que se apresenta sempre na luta por justiça, paz e na busca por uma maneira de mudar o mundo.

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