Ludmila Pioli | Atualizado em 26/08/2022 - 10:10 Notícia

Lançamento de obra de autores da FE: Democracia e Participação das Infâncias e Juventudes no Brasil: Cidadanias Mutiladas

É com muita satisfação que a Faculdade de Educação da Unicamp divulga à sua comunidade e sociedade o lançamento do livro “Democracia e Participação das Infâncias e Juventudes no Brasil: Cidadanias Mutiladas”. Organizado pela Profa. Dra. Heloísa A. Matos Lins (Unicamp /  membro do Grupo de Pesquisa DIS) a obra contou com a participação das seguintes pesquisadoras e pesquisadores:

Profa. Dra. Natália Fernandes (UMinho- Portugal, prefácio)

Prof. Dra. Tamiris Cristina Valentim Cypriano (USP)

Profa. Dra. Jacqueline Moraes Teixeira (USP),

Profa. Dra. Águida Cristina Gomes Pardinho (Unicamp)

Prof. Dra. Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis (Unicamp)

Profa. Dra. Maria Anória de Jesus Oliveira (UNEB),

Profa. Dra. Janaina Cabello (UFSCar)

Prof. Dra. Stela Guedes Caputo (UERJ)

Prof. Dr. Cristiano Sant' Anna (UERJ),

Profa. Dra. Marisa Adriane Dulcini Demarzo (Unicamp)

Prof. Dra. Gabriela Guarnieri de Campos Tebet (Unicamp)

A obra conta com sete capítulos de autoria de professoras e pesquisadoras de diversas instituições de ensino superior e conta com assuntos de extrema importância sobre a participação social  ativa das infâncias e juventudes e seus direitos humanos, com destaque ao campo da educação e às dimensões interseccionais que afetam esses grupos sociais. Sendo um livro candente nos dias atuais, em meio ao contexto brasileiro que sofre com a desvalorização da ciência, da escola, de professores/as, de culturas, classes e existências historicamente marginalizadas e violentadas, contribui diretamente para debates sobre cidadania de crianças e jovens e sua relação com fortalecimento do Estado democrático de direito.

Com propostas que saem do espectro apenas de análises preocupantes, a obra traz uma série de olhares atentos para as ações educativas (des)colonizadoras, além dos  processos de silenciamento/fragilização do direito à participação ativa das crianças e jovens, em contextos sociais e escolares, buscando reinventar/reinterpretar o que está disposto atualmente, com o objetivo principal de lidar com adversidades que envolvem este tema.

A Faculdade de Educação da Unicamp parabeniza as docentes/ pesquisadoras e a todos os envolvidos na construção desta obra. Além de apoiar um mundo mais justo para crianças, jovens e adultos, identifica cada vez mais o direito à cidadania plena.

Para adquirir um exemplar desta obra, clique aqui!

Capa: Democracia e Participação das Infâncias e Juventudes no Brasil: Cidadanias Mutiladas