Juliana Marques Lourenço | Atualizado em 01/10/2021 - 08:57 Notícia

Nota de pesar pelo falecimento do Prof. Dr. Roberto Romano

É com imenso pesar que informamos o falecimento do professor Roberto Romano, nesta quinta-feira, dia 22/07, vítima da Covid 19. O professor Roberto Romano era docente aposentado do IFCH, mas foi também nosso colega na FE, mais especificamente no DECISE, de onde se transferiu para aquele instituto.

Era uma referência em filosofia, sobretudo no campo da ética e da filosofia política. Sua vastíssima produção acadêmica inclui inúmeros livros, artigos científicos e artigos em jornais e revistas de grande circulação. Essa última modalidade expressa, assim como tantas outras atividades que ele desenvolvia, seu profundo compromisso com a formação crítica das massas. Era um educador no sentido pleno da palavra! Recentemente, em 31 de março, participou do IV Seminário “Golpe, ditadura e educação”, realizado na FE, pelos grupos GPPES e GEPEJA, em formato remoto, e coordenado pelas Professoras Débora Mazza e Nima Spigolon, proferindo a conferência intitulada: “Brasil, Estado e sociedade reacionários e a luta pela soberania popular”.

Sua morte representa uma enorme perda para todos nós, para a Unicamp, para a intelectualidade brasileira e para a educação de nosso país. Aos familiares do Prof. Roberto Romano e aos colegas do IFCH, nossos sinceros sentimentos.

Renê Trentin - Diretor da FE/Unicamp.