Simone Lucas Gonçalves de Oliveira | Atualizado em 21/01/2021 - 10:33 Notícia

Pandemim: tudo e todas em nós

“O PANDEMIM, uma antologia literária feminina, é um livro que expressa leveza, doçura, crítica e força da mulher na peleja durante a adversidade. A Covid-19 chegou no Brasil, encontrando um governo federal negligente e assolando uma população já tão sofrida. Milhões de casos confirmados e milhares de vidas perdidas. Desemprego e fome. Choramos, impotentes! Como atravessar este momento tão sombrio e angustiante? Como não perder a esperança? Como aliviar o sofrimento de nossa gente? Ações solidárias e de apoio mostraram qualidades especiais do ser humano: a empatia e o amor ao próximo. No auge de uma pandemia, uma crise humanitária de proporção planetária, surgiu o PANDEMIM, uma criação que reúne mulheres sensíveis, de tempos e lugares diferentes, unidas pelos sentimentos de esperança, vida e amor.”

Todas as autoras que constam neste Pandemim: tudo e todas em nós se relacionam por vínculos de amizade a partir de trajetórias pessoais e profissionais. No início da pandemia da Covid-19, isoladas em distanciamento social, uniram-se pelos laços fraternos da troca de mensagens de apoio, enviando, entre si, fotos, artes, colagens, textos literários, músicas, poemas próprios. Este livro traz um registro de alguns desses momentos, com percepções femininas do período de quarentena da pandemia. Agradecimentos às prefaciadoras: Alciene Ribeiro, Anna Bentes e Simone L. Gonçalves de Oliveira.

O texto completo do livro está disponível na Biblioteca Digital da Unicamp em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=110358

Desejamos ótima leitura.

Grande abraço a todas e todos.