Ludmila Pioli | Atualizado em 21/06/2022 - 14:48 Notícia

Universidad Autonoma Zacatecas e FE/Unicamp: diálogos e aproximações internacionais

No período de 09 a 15 de junho de 2022 a Faculdade de Educação da Unicamp recebeu o pesquisador internacional da Universidad Autónoma de Zacatecas (UAZ) do México, Prof. Dr. Sigifredo Esquivel Marin. A convite do docente Prof. Dr. Antonio Carlos Rodrigues de Amorim e do membro da Diretoria da Associação de Leitura do Brasil (ALB), Dr. Marcus Pereira Novaes, professor Marin atuou no Ciclo de seminários: Estéticas Contemporâneas na América Latina e as pulsões da Educação promovido pela Linha de Pesquisa Linguagem e Arte em Educação (FE/Unicamp), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Unicamp) e pela Associação de Leitura do Brasil (ALB).

Professor Marin é Doutor em Artes e Humanidades, membro da Academia de Teoría y Filosofía de la Educación, já participou em mais de vinte livros e antologias coletivas no México e na Espanha, bem como recebeu os Prêmios de Ensaio Regional 2004; Prêmio Nacional de Ensaio Abigael Bohórquez 2005; Prêmio de Ensaio Universitário 2008; Prêmio Nacional de Ensaio Político José Revueltas 2014 e Prémio Internacional de Ensaio Teatral 2016. As contribuições e os diálogos junto ao Docente da UAZ abordaram temas essenciais e extremamente atuais como os apresentados no Mincurso Pensamiento Decolonial y Pensamiento Indígena. No canal do Youtube da Faculdade de Educação podemos encontrar os vídeos do Ciclo de Seminários que ocorrem até o próximo semestre de 2022.

(Divulgação: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim / FE / Unicamp)

Além das atividades de pesquisa, Prof. Marin esteve junto à Direção da Faculdade de Educação para conhecer dados institucionais, contextos de pesquisa e internacionalização da FE/Unicamp. Acompanhado dos Diretores da FE, dos convidantes Profs. Drs. Antonio Carlos Rodrigues de Amorim e Marcus Pereira Novaes (ALB) e do novo Assistente Técnico de Apoio à Pesquisa da FE, Lucas Ferreira dos Santos, Prof. Marin pode explorar o cenário atual da instituição assim como dialogar sobre parcerias e perspectivas entre FE/Unicamp e UAZ.

(Divulgação: Raul Filipi Sartori Rodrigues / FE / Unicamp)

A Faculdade de Educação agradece a presença do pesquisador internacional em nossa instituição assim como parabeniza o empenho de sua comunidade de pesquisa que está sempre atenta à promoção de atividades internacionais.