Juliana Marques Lourenço | Atualizado em 16/05/2022 - 17:36 Notícia

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro realiza evento em parceria com a FE/Unicamp

Colóquio “José Craveirinha. Poeta da Reparação Histórica”

Evento é realizado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em parceria com a Faculdade de Educação da Unicamp, como fruto do Termo Aditivo ao Convênio estabelecido entre a Unicamp e a UTAD, localizada em Portugal. O evento contará com a participação da Profa. Dra. Débora Mazza, executora do Termo Aditivo.

Sobre o evento

No próximo dia 26 de maio, às 9h30 de Portugal (05h30 no horário de Brasília, BR), no Pequeno Auditório do Teatro Municipal de Vila Real, terá lugar o Colóquio “José Craveirinha. Poeta da Reparação Histórica”.

No âmbito do centenário do nascimento do poeta moçambicano José Craveirinha, este colóquio procura olhar e refletir de uma forma partilhada o legado de Craveirinha como homem e pensador que pela sua escrita poética, pelo seu olhar de cidadão atento soube desconstruir, mapear, analisar e interpretar com rigor e sagacidade o contexto moçambicano colonial, pós-independência. Acima de tudo, a vida humana no seu contínuo embate entre história, memória e identidade.

Poeta de uma nação em constante devir, Craveirinha fez da sua poesia a ferramenta mestra para com ela mapear ausências, desigualdades, a mágoa, a dor, o luto, e a morte, mas também, a fraternidade, a esperança, o amor, a ternura e o exercício constante pela dignidade da humana.

Da Comissão Científica do colóquio fazem parte os seguintes investigadores: Debora Mazza, Esser Jorge Silva, Ezra Nhampoca, Fernando Moreira, Gonçalo Fernandes, Orquídea Ribeiro, Sheila Khan, Tânia Machonisse e Vítor de Sousa.

O evento será transmitido via streaming, no link https://emdireto.utad.pt/.

Acesse o site da UTAD para mais informações.