Editais

PRG-Unicamp - Programa Professor Especialista Visitante em Graduação

  • Docentes
Prazo: 22/10/2018

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Unicamp está disponibilizando o edital de seleção para apresentação dos projetos do “Programa Professor Especialista Visitante em Graduação” referente às atividades do primeiro semestre de 2019.

O programa selecionará até duas propostas de cada área de conhecimento (exatas, tecnológicas, humanas/artes e biológicas). 

As propostas devem ser formuladas pela Comissão de Graduação e encaminhada pelo Coordenador de Graduação do curso, com a aprovação da Congregação da Unidade de Ensino e Pesquisa correspondente, sendo que cada Coordenador de Curso de Graduação pode apresentar uma única proposta até o dia 22 de outubro.

Para mais informações: clique aqui.

DERI - Programa Escala Docente – AUGM

  • Docentes
Prazo: 29/10/2018

Está aberta nova chamada do Programa Escala Docente AUGM.  A iniciativa tem por objetivo selecionar até 6 (seis) docentes para realização de mobilidade a partir de Janeiro de 2019. Participam da chamada universidades da Argentina, Chile e Uruguai.  As inscrições se encerram em 29 de outubro de 2018. Para saber mais clique aqui.

AUIP - Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado - Mobilidade Acadêmica Internacional entre instituições da AUIP - Cronograma 2

  • Docentes
  • Estudantes
Prazo: 31/10/2018

Asociación Universitária Iberoamericana de Postgrado (AUIP) está com chamada aberta para bolsas de mobilidade internacional entre instituições associadas à AUIP. O objetivo é fomentar o intercâmbio de experiências institucionais no desenvolvimento dos programas de pós-graduação e parcerias para pesquisas conjuntas. O programa oferece a cobertura de gastos com transporte internacional. Podem participar professores, pesquisadores, coordenadores de programas de pós-graduação, estudantes de pós-graduação e interessados em cursar mestrado ou doutorado. As viagens deverão ter duração mínima de cinco dias. As submissões podem ser feitas até 31 de outubro de 2018, para viagens que se iniciem entre janeiro e junho de 2019. Saiba mais.

DERI - Programa 2019 "Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo"

  • Docentes
Prazo: 20/11/2018

A Universidade de Campinas (UNICAMP), USP e a UNESP, em parceria com o Consulado Geral da França em São Paulo/Instituto Francês do Brasil (IFB), estão lançando o 9º.  edital do programa de “Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo”.

Destinadas para professores ou pesquisadores de instituições francesas de pesquisa e ensino superior, públicas ou privadas, essas cátedras têm como objetivo apoiar novas colaborações e projetos sobre temas emergentes, bem como fortalecer o desenvolvimento de cooperações de excelência pré-existentes.

Este programa permite acolher – em todas as disciplinas – professores ou pesquisadores de instituições francesas, incluindo pesquisadores vinculados a laboratórios de P&D de empresas francesas, por uma duração de 45 dias a 2 meses. 

Co-dirigidas com um professor anfitrião brasileiro, constituem uma excelente oportunidade para desenvolver e estruturar colaborações entre instituições francesas e as Universidades do Estado de São Paulo através de atividades de pesquisa, de ensino e de divulgação científica.

As propostas de cátedras para o ano 2019 deverão ser encaminhadas até 20 de novembro de 2018. Para mais informações: clique aqui.

 

Capes - Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt

  • Docentes
Prazo: 30/11/2018

Vão até 30 de novembro de 2018 as inscrições para o Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt. Iniciativa da Capes em cooperação com a Fundação Alexander von Humboldt (AvH) da Alemanha, o programa concederá bolsas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento nas modalidades pós-doutorado e pesquisador experiente. A estadia nas universidades alemãs vai de seis a 24 meses. Para esta chamada, o início das atividades propostas deve se dar entre setembro de 2019 e maio de 2020. Saiba mais.