Editais

DERI - Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo - Programa 2020

  • Docentes
Prazo: 01/12/2019

A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em parceria com o Consulado Geral da França em São Paulo/Instituto Francês do Brasil (IFB), USP e UNESP lançam, pelo décimo ano consecutivo, uma chamada a propostas no marco do programa de “Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo”.

Este programa permite acolher, com um princípio de reciprocidade, professores e/ou pesquisadores de instituições francesas, numa destas universidades paulistas, bem como professores e/ou pesquisadores destas universidades paulistas nas instituições desta parceria na França, por uma duração de 30 a 60 dias cada estadia.

O presente programa tem como objetivo apoiar novas colaborações ou projetos sobre temas emergentes, bem como fortalecer o desenvolvimento de cooperações de excelência pré-existentes entre duas equipes de pesquisa (uma francesa e uma brasileira).

O prazo final para a inscrição será até o dia 01 de dezembro de 2019. 

Mais informações: clique aqui.

Capes e DAAD - Programa de auxílio para doutorandos com bolsa nacional

  • Estudantes
Prazo: 02/12/2019

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) mantém um programa de bolsas de pesquisa na Alemanha para bolsistas de doutorado no Brasil. Este é um apoio complementar à bolsa nacional concedida pela CAPES .

O objetivo do programa é capacitar estudantes brasileiros de doutorado a permanecerem em universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas na Alemanha para realizar pesquisas específicas, relevantes para o desenvolvimento de sua tese de doutorado, por dois a seis meses sem interrupção da bolsa CAPES .

Prazos: 

28 de fevereiro de 2019 , para uma estadia de pesquisa entre julho de 2019 e dezembro de 2019
1 de abril de 2019 , para uma estadia de pesquisa entre setembro de 2019 e abril de 2020
2 de dezembro de 2019 , para uma estadia de pesquisa entre maio de 2020 e janeiro de 2021

Mais informações: clique aqui.

Fapesp - Chamada de Propostas – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Sociedade Max Planck (MPG) 2019

  • Docentes
Prazo: 02/12/2019

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Brasil, e a Sociedade Max Planck para o Avanço da Ciência (MPG), da Alemanha,  anunciam uma nova chamada de propostas para o desenvolvimento de colaborações em pesquisa básica.

A chamada está aberta a todas as áreas do conhecimento. Cada proposta deverá ter um pesquisador responsável vinculado às Instituições de Ensino Superior e Pesquisa do Estado de São Paulo e outro ligado a um dos 84 Institutos Max Planck. O projeto deverá ser desenvolvido tanto em São Paulo como na Alemanha e, excepcionalmente para essa chamada, terá duração de 36 meses.

As inscrições a esta oportunidade são abertas a pesquisadores responsáveis ou principais por projetos de pesquisa vigentes financiados pela FAPESP nas seguintes modalidades: Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) e Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), além de Pesquisadores Responsáveis por projetos no Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.

O financiamento e os custos elegíveis devem estar de acordo com as normas da FAPESP para a modalidade Auxílio à Pesquisa Regular (www.fapesp.br/apr). O orçamento máximo é de R$ 100 mil por ano, o qual deve incluir todos os custos aplicáveis de Reserva Técnica (www.fapesp.br/rt) e de Importação (www.fapesp.br/9131).

O prazo final para a submissão será até o dia 02 de dezembro de 2019. 

Mais informações: clique aqui.

Capes - Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP)

  • Docentes
Prazo: 03/12/2019

A CAPES está com inscrições abertas para o  novo edital do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP).  O Edital nº. 25/2019 do PAEP tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro à realização de eventos de caráter científico e tecnológico de curta duração no país com abrangência internacional ou nacional, com envolvimento de docentes, discentes e pesquisadores e com relevância para o Sistema Nacional de Pós-Graduação - SNPG.

O presente edital atenderá eventos que ocorram no período entre 01/03/2020 e 31/07/2020.

As submissões devem ser enviadas até 03 de dezembro de 2019. 

Maiores informações clique aqui.

Fapesp - Acordo de cooperação entre a FAPESP e os Conselhos de Pesquisa (Research Councils) do Reino Unido (RCUK)

  • Docentes
  • Estudantes
Prazo: 31/12/2019

Objetivo: apoiar o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa propostos por pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa do Reino Unido e do Estado de São Paulo, Brasil

Público alvo: pesquisadores elegíveis pela FAPESP, assim como pesquisadores do Reino Unido elegíveis para o Conselho. Sendo assim, os proponentes do Estado de São Paulo devem consultar a FAPESP a fim de obterem uma Carta de Elegibilidade FAPESP que será anexada à proposta no momento da submissão, pelo pesquisador britânico (conforme Item 1.2 c)
Prazo: fluxo contínuo.