CEDES disponibiliza para download Dossiê sobre Educação Integral na SciELO

O dossiê é composto de artigos de docentes e estudantes da FE e de diferentes universidades, bem como da Rede Municipal de Ensino de Campinas

Fabiana Alves | 25/09/2019 | Atualizada 18/10/2019 - 16:46
  • Cadernos CEDES | Foto: Giovana Marches

O Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) está disponibilizando para consulta e download na página da biblioteca eletrônica de periódicos científicos Scientific Electronic Library Online - SciELO  o Caderno CEDES volume 39 composto por um Dossiê sobre Educação Integral.

No total são oito artigos que foram produzidos e organizados por professores e pesquisadores da Faculdade de Educação da Unicamp em parceria com docentes da Rede Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Campinas que contém textos dos pesquisadores e dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação - PPGE/FE

A apresentação deste caderno contém o texto Educação Integral: Diversidade, Políticas e Práticas de autoria das professoras doutoras Débora Mazza, Adriana Varani, Nima Spigolon e Elizabeth Rossin.

Já os títulos dos artigos  do dossiê são: Educação Integral, Institucionalização do Tempo Livre: Outras Lógicas Educacionais no Contexto Luso-Brasileiro; A Formação Humana Integral Diante de Retrocessos Sociais; A Formação Humana Integra a Educação Integral? O que as práticas Pedagógicas têm a nos dizer; Escola de Tempo Integral Versus Formação Humana Integral: Experiências de uma Escola do Município de Campinas, São Paulo; Ampliação da Jornada das Escolas Públicas Brasileiras: Um Panorama De Políticas e Discursos; Educação Integral, Escola De Tempo Integral: Um Diálogo Sobre Os Tempos; Educação Integral e Atendimento Educacional Especializado: Como Essas Políticas são implementadas ao Mesmo Tempo? e Anísio Teixeira: Dilemas Educacionais e Políticos do seu e do Nosso Tempo.

O CEDES

O Centro de Estudos Educação e Sociedade surgiu em março de 1979, em Campinas (SP), como resultado da atuação de alguns educadores preocupados com a reflexão e a ação ligadas às relações da educação com a sociedade. A partir de sua criação, o CEDES passou a editar a Revista Educação & Sociedade, e atualmente edita também os Cadernos CEDES. A idéia primeira de criação do Centro, assim como o primeiro número da Revista, surgiram durante o I Seminário de Educação Brasileira, realizado em 1978, na Unicamp.

A partir do II Seminário de Educação Brasileira, o Cedes passou a organizar, conjuntamente com a ANPED e ANDE, as Conferências Brasileiras de Educação (CBEs). Além destes eventos, o Centro participou de inúmeros movimentos sociais de reorganização do sistema educacional, congressos, encontros, seminários, assim como esteve presente no Fórum Nacional de Educação na Constituinte e do Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública.

Para acessar o CADERNO CEDES VOL. 39: clique aqui.