CAPES/PRINT

PROJETOS:

Projeto Práticas Educativas, Aprendizagens e Formação de Professores em Diferentes Contextos e Linguagens

Coordenadora: Profa. Dra. Heloísa Helena Pimenta Rocha

Área de Conhecimento: Educação

 Descrição do Projeto: 

O presente projeto de pesquisa articula-se em torno da interrogação sobre a formação de professores, as práticas educativas e os processos de aprendizagem, procurando ter presentes os distintos contextos em que se formulam e são implementadas as propostas de educação, tanto no âmbito escolar como em outros espaços de educação. Ao mesmo tempo, busca atentar para as várias linguagens de que se lança mão para expressar, representar, legitimar/deslegitimar e, enfim, produzir sentidos sobre os distintos projetos educacionais e seus resultados, as disputas em torno de determinadas posições, o lugar conferido aos sujeitos e o papel atribuído à educação na formação das novas gerações.

Visando analisar, de forma aprofundada, as várias dimensões em que se desdobra essa investigação, elegeu-se como foco a problematização de processos educativos contemporâneos, examinados em sua historicidade, de modo a pôr em cena as possibilidades de resistências e de outros fluxos que, potencializando propostas críticas e comprometidas com práticas inclusivas e democráticas, permitam avançar no sentido do respeito aos direitos de cidadania/humanidade e às diferenças entre os sujeitos envolvidos.  Desse modo o projeto se desdobrará em torno de três eixos: i- políticas e práticas de formação docente; ii-  práticas educativas escolares e não escolares; iii- processos de aprendizagem. O desenvolvimento do projeto prevê a colaboração com equipes de pesquisa sediadas em três países: México, França e Portugal. Por meio dessa cooperação acadêmica, pretende-se contemplar a mobilidade de estudantes de doutorado e de professores, além de publicações conjuntas dos resultados da investigação, em forma de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos com seletiva política editorial. O projeto visa também fortalecer parcerias já existentes, ampliar e consolidar as relações entre a Unicamp e instituições estrangeiras reconhecidas no campo da educação, com o propósito de ensaiar respostas para os desafios contemporâneos e contribuir, por essa via, para a construção de propostas inovadoras para a educação, bem como para o desafio da internacionalização da pós-graduação brasileira.

 

Instituições estrangeiras

Departamento de Investigaciones Educativas – Cinvestav – México

Université de Rouen Normandie – França

Université de Nantes – França

Université Paris 8 – França

Universidade de Lisboa – Portugal

 

 

Projeto Políticas Públicas de Educação, Estado e Sociedade: reverberações na formação humana

Coordenadoras: Profa. Dra. Nora Krawczyk e Profa. Dra. Selma Venco

Área de Conhecimento: Educação

 Descrição do Projeto: 

O presente projeto relaciona-se com as inquietudes de um conjunto de pesquisadores da Faculdade de Educação da Unicamp que se dedicam ao estudo das relações entre Politica Pública, Educação, Estado e Sociedade, em permanente diálogo com diferentes setores da sociedade: comunidade científica, docentes da educação básica e universitária, movimentos sociais e poder público. A educação pública brasileira tem vivenciado forte expansão nos últimos 30 anos, em direção à universalização da educação básica e, felizmente, significou o ingresso à escola pública de novos grupos sociais, novas demandas e novos desafios que requerem respostas por parte da política educacional de curto e longo prazo. Ao mesmo tempo, as mudanças internacionais e regionais ocorridas nas últimas décadas convocam os pesquisadores a refletir sobre a realidade nacional, a partir de uma perspectiva regional e internacional.

O projeto visa contribuir com os estudos das politicas educacionais contemporâneas, examinando suas propostas, ações e resultado, compreendendo as especificidades locais e produzindo coletivamente. Para isso, pretende-se inventariar e analisar políticas e programas em diferentes contextos sociais e culturais que incidam na realização de uma educação para a formação humana, analisar as relações de trabalho dos profissionais da educação em diferentes países. Analisar os mecanismos de regulação educacional, as características da gestão dos sistemas educacionais e da instituição escolar e identificar os diferentes atores/interlocutores do poder público: empresários, organismos internacionais, movimentos sociais e outros.

Neste momento será priorizado o diálogo com Portugal, Alemanha e Espanha, bem como com centros de investigação de referencia e excelência internacional. As investigações serão assentadas na literatura que respalda a compreensão do tema e articuladas ao levantamento de dados e procedimentos empíricos complementares visando pensar conjuntamente respostas para os desafios educacionais que o presente e futuro nos colocam.

Por meio da cooperação acadêmica com esses países pretende-se contemplar a circulação e o fortalecimento do diálogo com diferentes contextos entre os professores e estudantes de doutorado, a construção de rede de pesquisa que aprimorem as possibilidades de produção do conhecimento científico e fortalecer parcerias já existentes, além de publicações conjuntas dos resultados de pesquisa. 

A relevância do tema encontra eco na Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada em 1948, um fundamental marco no reconhecimento e consolidação da educação como direito social fundamental na formação humana, demandando do Estado elaboração e implementação de políticas públicas.

 

Instituições estrangeiras:

ALEMANHA- Universität Siegen.

PORTUGAL – Universidade de Trás-os-montes e Alto Douro.

ESPANHA: Universitat Autònoma de Barcelona.

 
 
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Editais internos:
 
Projeto Políticas Públicas de Educação, Estado e Sociedade: reverberações na formação humana

Coordenadoras: Profa. Dra. Nora Krawczyk e Profa. Dra. Selma Venco

Área de Conhecimento: Educação

Verifique abaixo o Edital para seleção de candidato(a) a 1(uma) bolsa de pós-doutorado no país no âmbito do Projeto “Políticas Públicas de Educação, Estado e Sociedade: reverberações na formação humana”, como parte do Projeto de Cooperação Internacional CAPES/PrintUNICAMP:

EDITAL Nº 01/2019 - Bolsa de Pós-doutorado no país: edital_capes_print_pos_doc_29102019.pdf

RESULTADO - Candidata Aprovada: Nadège Mézié

 

Projeto Práticas Educativas, Aprendizagens e Formação de Professores em Diferentes Contextos e Linguagens

Coordenadora: Profa. Dra. Heloísa Helena Pimenta Rocha

Área de Conhecimento: Educação

Verifique abaixo os Editais Internos de seleção de candidaturas para Bolsa Brasil/Exterior (Professor Visitante Sênior) e de seleção candidaturas para Bolsa Brasil/Exterior (Capacitação), no âmbito dos Projetos em Cooperação Internacional do Programa Institucional de Internacionalização CAPES/PRINT-UNICAMP

 

Edital Interno de seleção de candidaturas para Bolsa Brasil/Exterior (Professor Visitante Sênior): edital_interno_professor_visitante_no_exterior_30102019.pdf

RESULTADO - Candidata Aprovada: Camila Alves Fior

Edital Interno de seleção de candidaturas para Bolsa Brasil/Exterior (Capacitação): edital-interno-capacitacao_alunos_30102019.pdf

RESULTADO - Candidata Aprovada:  Olívia Pires Coelho